Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco ofertará Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no segundo semestre de 2018

publicado: 18/10/2017 03h37, última modificação: 25/01/2018 14h09

Mestrado PROFEPT

O IFMG foi credenciado para ofertar, em 2018, o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). O Instituto teve sua proposta aprovada pelo Comitê Gestor do curso e integrará o grupo de 36 instituições que irão ministrar a próxima edição.

Realizado de forma semipresencial - as aulas serão ministradas no Campus Ouro Branco - o curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área. "É uma grande conquista termos conseguido trazer a oferta para nossa região e uma ótima oportunidade de qualificação para docentes e técnicos em educação", comemora o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMG, Neimar Freitas. Ele acrescenta que um percentual de até 50% das vagas ofertadas pode ser reservado para servidores, além da demanda social.

Para o Prof. Lawrence de Andrade M. Gomes, Diretor-Geral do campus, "a escolha de Ouro Branco como sede nos traz uma imensa responsabilidade, mas ao mesmo tempo reflete a confiança depositada em nosso trabalho e é também um indicativo de que já estamos preparados para ofertar um curso tão importante para todo o IFMG".

O edital para seleção da nova turma do mestrado, com ingresso em 2018/2, está em fase de elaboração. De acordo com o Comitê Gestor, há a expectativa de dobrar o número de vagas em relação a 2017 – neste ano, foram abertas 401 vagas em todo o país.

Corpo docente

Entre os meses de julho e agosto, o IFMG selecionou professores interessados em compor o corpo docente do curso. São eles: Raquel Aparecida Soares Reis Franco – Campus Sabará; Gustavo Pereira Pessoa – Campus Congonhas; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos – Campus Ouro Branco; Gabriel Dias de Carvalho Junior – Campus Ouro Branco; Pablo Menezes e Oliveira (coordenador) – Campus Ouro Branco; Gláucia do Carmo Xavier – Campus Ouro Preto; Marco Aurélio Nicolato Peixoto – Campus Ribeirão das Neves; José Fernandes da Silva – Campus São João Evangelista. Os docentes participarão, de 24 a 27 de outubro, de um encontro presencial no Instituto Federal do Paraná para formação e alinhamento de informações.

Edições anteriores

Coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o ProfEFT foi idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Atualmente, uma turma de 401 alunos já iniciou os estudos nos 18 polos distribuídos pelo Brasil, além de uma turma especial, do Ministério da Educação (MEC).