Você está aqui: Página Inicial > Apoio > Assistência Estudantil > Editais > Editais
conteúdo

Editais

por Comunicação Social publicado 29/06/2018 17h12, última modificação 08/06/2022 12h45
Acesse os Editais de Assistência Estudantil

INFORMAÇÕES GERAIS

Conheça o Programa de Assistência Estudantil

 Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE)

 Manual do SSAE (vídeo tutorial)

Manual do SSAE (arquivo)

Perguntas e Respostas SSAE

Orientações sobre o processo de renovação dos auxílios socioeconômicos referente ao Programa de Bolsa Permanência do IFMG

 Edital nº 31/2022

Processo seletivo para concessão dos Auxílios Socioeconômicos da Assistência Estudantil 

O setor de Assuntos Estudantis do IFMG – Campus Ouro Preto torna pública a abertura do Processo Seletivo para a concessão de auxílios socioeconômicos da assistência estudantil – Edital 31/2022.

1) Quem pode participar?

Estudantes do IFMG – Ouro Preto que não participaram da renovação do edital 31/2021 realizada recentemente.

Os alunos que participaram do edital de renovação (edital 31/2021) e apresentarem demanda por alojamento/moradia estudantil, deverão entrar em contato com o setor de assuntos estudantis através do e-mail: assuntosestudantis.ouropreto@ifmg.edu.br , para apresentar a demanda.

2) Como participar do edital 31/2022? 

Siga as seguintes instruções:

1º) Ler o Edital 31/2022;

2º) enviar um e-mail para o setor de assuntos estudantis (assuntosestudantis.ouropreto@ifmg.edu.br), solicitando sua habilitação no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE).

No e-mail deverá conter as seguintes informações:

>  No Assunto do e-mail informar: Edital 31/2022

> No conteúdo do e-mail informar: nome completo e CPF do estudante

3º) aguardar resposta do e-mail autorizando a inscrição no Edital 31/2022;

4º) Acessar o SSAE para preencher os formulários necessáriosanexar os documentos exigidos e, posteriormente, realizar a inscrição no Edital 31/2022. Os procedimentos devem ser realizados conforme a sequência informada.

5º) Acompanhar o processo no SSAE até a divulgação do resultado final.

MUITA ATENÇÃO AOS PRAZOS ESTABELECIDOS NO EDITAL.

3 – Tem dúvidas?

Entre em contato com o setor de Assuntos Estudantis  através do e-mail: assuntosestudantis.ouropreto@ifmg.edu.br ou pelo telefone/whatsapp: (31) 99748-2940 /(31) 3559 – 2210.

Veja também: Dúvidas frequentes sobre o Edital nº31/2022

Confira Edital nº 31/2022 e seus anexos

Edital nº 31/2022

Anexo I - Documentação comprobatória pessoal do estudante e de todos os membros do grupo familiar

Anexo II - Declaração de não atividade remunerada

Anexo III - Declaração de Rendimentos

Anexo IV - Declaração sobre o exercício ou não exercício de atividade remunerada para aposentados e pensionistas

Anexo V - Declaração de ajuda financeira de terceiros

Anexo VI - Declaração de pensão alimentícia

Anexo VII - Recurso de revisão da avaliação socioeconômica

Anexo VIII - Declaração de titularidades de contas bancárias

Anexo IX - Declaração de trabalhador rural

Anexo X - Declaração de esclarecimento de propriedade de imóvel

Declaração de escolaridade

Termo de compromisso de adesão

 


Edital nº 31/2021 - Ilustrado

É aluno (a) do  IFMG-Ouro Preto e pretende participar do edital nº 31/2021 para os auxílios socioeconômicos da assistência estudantil, mas está com dúvidas ou alguma dificuldade relacionada aos documentos exigidos? Este material "edital ilustrado" foi elaborado para facilitar a sua compreensão relacionada aos documentos. Caso as dúvidas persistam, entre em contato com a equipe do Serviço Social através do e-mail: servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br.

Edital nº 31/2021 Ilustrado

O setor de Assuntos Estudantis informa que o edital 31/2021, para os auxílios socioeconômicos da assistência estudantil, será encerrado em 30/03/2022. Para obter mais informações sobre este edital, acesse o link: https://www.ifmg.edu.br/ouropreto/apoio/assistencia-estudantil/editais.Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe através do e-mail: assuntosestudantis.ouropreto@ifmg.edu.br e telefone/whatsapp: (031) 99748-2940

 

Processo Seletivo para concessão de Bolsa Permanência e Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 2 do Programa de Assistência Estudantil 2021

Publicado em 13/07/2021

O IFMG - Campus Ouro Preto torna público o Processo Seletivo para concessão de Bolsa Permanência e Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 2 do Programa de Assistência Estudantil 2021, normatizado pela Resolução nº 9 de 3 de julho de 2020, observadas as normas e instruções estabelecidas no Edital nº 31/2021.

Clique aqui para acessar o documento completo do Edital nº 31/2021 e anexos

Clique aqui para acessar a Retificação nº 01 que altera a Documentação Comprobatória Pessoal do Estudante e de todos os membros do Grupo Familiar (em formato digital)

Clique aqui para acessar o Termo de Compromisso de Adesão

Dúvidas frequentes sobre o Edital 31/2021

O presente edital tem por finalidade realizar o processo de seleção dos candidatos para receber Bolsa Permanência e/ou Auxílio de Inclusão Digital Emergencial TIPO 2, sendo este para aquisição de computadores (microcomputador ou notebook), de modo a proporcionar ao estudante as condições necessárias para o desenvolvimento do seu processo formativo no IFMG durante o contexto de pandemia da COVID -19.

O estudante deverá utilizar o auxílio para adquirir ou ampliar recursos e/ou serviços que lhe possibilitem acesso às atividades escolares não presenciais devido à pandemia decorrente da COVID-19, assim como no período de reposição das aulas.

O Auxílio de Inclusão Digital Emergencial e a bolsa permanência poderão ser acumulado com outras modalidades de auxílios, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão, durante o ano letivo de 2021.

O edital está em consonância com o Decreto 7.234/10 e com a normativa vigente da Assistência Estudantil do IFMG.

PÚBLICO-ALVO

  1. Estudantes regularmente matriculados e frequentes em pelo menos 03 (três) disciplinas dos cursos presenciais: técnico integrado de nível médio, técnico de nível subsequente ou concomitante ou graduação do IFMG;
  2. Estudantes que ingressarão no IFMG - Ouro Preto a partir do ano letivo de 2021;
  3. Estudantes que não participaram do edital 24/2021 para renovação da bolsa permanência ou aqueles que participaram, porém tiveram o pedido indeferido;
  4. Estudantes que não tiveram o auxílio inclusão digital tipo 2 deferido nos editais anteriores;
  5. Prioritariamente estudantes que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e/ou oriundos da rede pública de educação básica, que apresentem dificuldades na realização das atividades de Ensino Remoto Emergencial por falta de acesso à internet e/ou falta de equipamento eletrônico.

    Parágrafo Único: Não estão inclusos neste Programa os estudantes matriculados nos cursos de pós- graduação, EAD e cursos de Extensão que possam ser oferecidos no âmbito do IFMG

  6. Mais de um membro da mesma família poderá ser contemplado, desde que cumpridos os critérios para recebimento e mediante obtenção de parecer favorável pelo NASIFMG.

INSCRIÇÕES

Para fazer a inscrição siga as orientações contidas no artigo 5 do Edital.

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PAE)

São objetivos do PAE, democratizar as condições de permanência dos jovens na educação pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão dos cursos ofertados; reduzir as taxas de retenção e evasão; contribuir para a promoção da inclusão social pela educação. 


 

Renovação dos auxílios socioeconômicos da assistência estudantil IFMG – Campus Ouro Preto

Edital 24/2021 - Processo Seletivo para renovação de bolsas permanência

Publicado em (28/05/2021)

Prezados (as) alunos (as), conforme previsto no calendário acadêmico do IFMG – campus Ouro Preto, o ano letivo de 2020 encerrará em 31 de julho de 2021. Nesse mesmo mês, será depositada a última parcela dos auxílios socioeconômicos da assistência estudantil, que compreendem o auxílio permanência e auxílio tipo 1 de inclusão digital emergencial.

Considerando que a previsão para o início do ano letivo de 2021 é 23 de agosto, o edital para renovação dos auxílios socioeconômicos da assistência estudantil estará disponível para inscrição no período de 01/06/2021 a 13/06/2021.

Podem se inscrever neste edital os alunos que apresentam perfil socioeconômico A ou B, que tiveram auxílio permanência e/ou inclusão digital tipo 1 deferido(s)  nos editais 05/2020; 42/2020; 31/2020; 36/2020 e 04/2021 e que estejam regularmente matriculados e frequentes em pelo menos 03 (três) disciplinas dos cursos presenciais: técnico integrado de nível médio, técnico de nível subsequente ou concomitante ou graduação do IFMG.

Para saber se você está apto (a) a participar do edital de renovação, consulte a lista de CPF’s que será divulgada nesta página, até o dia 01/06/2021.

Aqueles (as) que o CPF se encontra na lista e pretendem renovar o auxílio deverão realizar o seguinte procedimento:

1º Ler atentamente o edital 24/2021 e sua retificação.

2º Acessar o https://ssae.ifmg.edu.br/.

3º Atualizar informações no SSAE, caso necessário. Pode ser que a realidade socioeconômica de seu grupo familiar tenha sofrido alterações e essas devem ser informadas através da atualização em seu perfil do SSAE e da inserção dos documentos que comprovem as alterações registradas.

4º Em caso de atualização de informações no SSAE, inserir os documentos que correspondem às informações alteradas. Os documentos estão listados no anexo I do Edital 24/2021.

5ºApós atualização das informações e documentos, realize a inscrição no edital 24/2021.

6º Quando não for necessário atualizar as informações e documentos no SSAE, basta se inscrever no edital 24/2021.

7º ATENÇÃO! Após realizar sua inscrição no edital 24/2021 acesse o SSAE diariamente, pois caso seja necessário complementar informações e/ou documentos, esses serão solicitados através de notificação enviada pelo SSAE. Fique atento (a) aos prazos previstos no edital 24/2021.

8º Após a divulgação do resultado final, os (as) alunos(as) que tiverem o auxílio DEFERIDO (concedido) deverão encaminhar o termo de compromisso devidamente preenchido para o e-mail: servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br. O prazo para enviar o termo é de 3 dias úteis, contados a partir do dia seguinte útil da divulgação do resultado.

Os alunos que ingressarão no IFMG – Ouro Preto, a partir do ano letivo de 2021 e aqueles que já são estudantes da instituição e não se encontram na lista de aptos para a renovação, poderão participar do edital regular, para auxílios socioeconômicos da assistência estudantil, previsto para o mês de julho de 2021. Fiquem atentos às informações divulgadas no site do campus https://www.ifmg.edu.br/ouropreto.

Em caso de dúvidas entre em contato com o Serviço Social através do e-mail servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br ou pelo telefone/whatsapp 31- 97482940 (segunda à sexta-feira de 13h às 17h).

Acesse:
EDITAL 24/2021 - PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA PERMANÊNCIA
RETIFICAÇÃO Nº 01
ANEXO 1 - DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS
Lista de CPFs habilitados retirada do SSAE

Candidatos (as) pré-selecionados (as) do Edital 24/2021 (publicado em 16/06)

Para ter acesso a lista de candidatos pré-selecionados do Edital 24/2021 - renovação dos auxílios socioeconômicos da assistência estudantil CLIQUE AQUI.
Os pré-selecionados terão a análise socioeconômica realizada. Portanto, não se trata do resultado preliminar e final, previstos para serem publicados a partir dos dias 02/07/2021 e 12/07/2021, respectivamente.
Acesse o SSAE diariamente, pois caso seja necessário complementar alguma informação ou documento, uma notificação será enviada para o seu perfil no SSAE. Conforme previsto no edital, o prazo para responder a notificação é de 48h.

Atenciosamente,

Equipe do Serviço Social

 


 

Comunicado aos estudantes que recebem auxílio permanência e auxílio inclusão digital emergencial tipo 1

Prezados (as) estudantes que participaram dos processos seletivos para os auxílios socioeconômicos do Programa de Assistência Estudantil e tiveram os auxílios permanência e/ou inclusão digital emergencial deferidos, os pagamentos destes auxílios serão prorrogados até julho de 2021 ou até o encerramento das atividades remotas, o que ocorrer primeiro. Portanto, os auxílios de inclusão digital tipo 1 e bolsa permanência serão prorrogados e não teremos processo para renovação dos auxílios. Quando isso acontecer, comunicaremos. Sendo assim, fiquem atentos às informações divulgadas no site institucional do IFMG - Ouro Preto.

 

Seguem informações específicas sobre cada edital:

Edital 97/2019: a 10ª parcela do auxílio permanência foi depositada em fevereiro de 2021.

Edital 05/2020: a 10ª parcela do auxílio permanência está programada para ser depositada em abril de 2021. * Prorrogação da bolsa permanência que substitui o auxílio alimentação está em análise

Edital 42/2020: fluxo contínuo. Os alunos participaram em momentos diferentes, por isso a contagem de parcelas é individual.

Edital 31/2020: a 6ª parcela do auxílio inclusão digital emergencial tipo 1 foi depositada em fevereiro de 2021.

Edital 36/2020: fluxo contínuo. Os alunos participaram em momentos diferentes, por isso a contagem de parcelas é individual.

Você não recorda o número do edital em que se inscreveu e teve o auxílio deferido? Acesse o link https://ssae.ifmg.edu.br/v1/Login para ter esta informação.  

Permanece com dúvidas? Entre em contato com o Serviço Social pelo e-mail servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br


 

Edital encerrado em 28/06/2021!

Processo seletivo para concessão do Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Edital n° 04/2021 (fluxo contínuo) – Publicado em 08/02/2021


O setor de Serviço Social do IFMG – Campus Ouro Preto torna pública a abertura do Processo Seletivo para a concessão do Auxílio de Inclusão Digital Emergencial (Edital 04/2021). 

1)      Quem pode participar?

Estudantes do IFMG – Ouro Preto que ainda não recebem auxílio de inclusão digital emergencial. Portanto, aqueles que participaram do edital 31/2020 e 36/2020 e tiveram o auxílio indeferido também poderão solicitar a habilitação para o edital 04/2021.

2)      Como participar? 

Siga as seguintes instruções:

1º) Ler o Edital 04/2020 

2º) enviar um e-mail para o Serviço Social (servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br), solicitando sua habilitação no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE).

No e-mail deverá conter as seguintes informações:

Ø  No Assunto do e-mail informar: Edital 04

Ø  No conteúdo do e-mail informar: nome completo e CPF do estudante

3º) aguardar resposta do e-mail autorizando a inscrição no Edital 04/2021;

4º) Acessar o SSAE para anexar os documentos exigidos e, posteriormente, realizar a inscrição no Edital 04/2021;

5º) Acompanhar o processo no SSAE até a divulgação do resultado final.

3 – Tem dúvidas?

Entre em contato com o Serviço Social através do e-mail: servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br ou pelo telefone/whatsapp: (31) 99748-2940. 

Acesse:
Edital n°04/2021 - Processo seletivo para a concessão de auxílio de Inclusão Digital Emergencial do programa de Assistência Estudantil 2021

 


Atenção: as inscrições para o edital 36/2020 foram encerradas. Para participar do processo seletivo para auxílios de inclusão digital emergencial, siga as orientações para o edital 04/2021 (publicado em 08/02/2021)

Reabertura de processo seletivo para concessão do Auxílio de Inclusão Digital Emergencial - Edital n° 36/2020 (fluxo contínuo) - Comunicado publicado em 19/01/2021

O setor de Serviço Social do IFMG – Campus Ouro Preto torna pública a REABERTURA do Processo Seletivo para a concessão do Auxílio de Inclusão Digital Emergencial (Edital 36/2020). 

1)      Quem pode participar?

Estudantes do IFMG – Ouro Preto que ainda não receberam auxílio de inclusão digital emergencial.

 2)      Como participar?  

 Siga as seguintes instruções:

1º) Ler o Edital 36/2020;

2º) enviar um e-mail para o Serviço Social (servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br), solicitando sua habilitação no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE). No e-mail deverá conter as seguintes informações:

No Assunto do e-mail informar: Edital 36

 No conteúdo do e-mail informar: nome completo e CPF do estudante

 3º) aguardar resposta do e-mail autorizando a inscrição no Edital 36/2020;

 4º) Acessar o SSAE para realizar a inscrição no Edital 36/2020 e anexar os documentos exigidos;

 5º) Acompanhar o processo no SSAE até a divulgação do resultado final.

 

3 – Tem dúvidas?

Entre em contato com o Serviço Social através do e-mail: servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br ou pelo telefone/whatsapp: (031) 99748-2940

 



 

 Atenção! O período de inscrição para este edital encerrou em 30/11/2020

Edital nº 42/2020 - Processo Seletivo para a concessão de auxílio socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2020

 

O setor de Serviço Social do IFMG – Campus Ouro Preto torna público o Processo Seletivo para a concessão de Auxílio Permanência do Programa de Assistência Estudantil 2020 - Edital 42/2020. Trata-se de um edital de fluxo contínuopara atender os estudantes que ainda não recebem auxílio permanência. Este edital apresenta uma dinâmica diferente dos editais regulares, tradicionalmente utilizados para estes processos. Seguem os procedimentos necessários para que o estudante participe do Edital 42/2020:

 

 

1º) Ler o Edital 42/2020;

 

2º) enviar um e-mail para o Serviço Social (servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br), solicitando sua habilitação no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE). No e-mail deverá conter as seguintes informações:

 

No Assunto do e-mail informar: Edital 42

 

No conteúdo do e-mail informar: nome completo e CPF do estudante

 

3º) aguardar resposta do e-mail autorizando a inscrição no Edital 42/2020;

 

4º) Acessar o SSAE para realizar a inscrição no Edital 42/2020 e anexar os documentos exigidos;

 

5º) Acompanhar o processo no SSAE até a divulgação do resultado final.

 

As dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail: servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.br ou pelo telefone/whatsapp: (031) 997482940

 

Acesse o Edital n° 42/2020

ANEXOS do Edital nº 42/202

Manual de Orientação do SSAE


 

Atenção! O período de inscrição para este edital encerrou em 30/11/2020


 

EDITAL AUXÍLIO DE INCLUSÃO DIGITAL EMERGENCIAL

Edital n° 36/2020 (fluxo contínuo)

Acesse o Edital n° 36/2020


 

Edital n° 31/2020

Acesse o documento completo do Edital nº 31/2020

ANEXO III

ANEXO XI

CARTA AO ESTUDANTE

Cartilha de Perguntas e Respostas sobre o edital

Lista de estudantes pré-selecionados

Informamos que houve um equívoco na divulgação das informações sobre o campus Ouro Preto no item 6 do Edital de Inclusão Digital Emergencial, referente ao cronograma. A informação correta segue abaixo:

Para entrar em contato conosco durante o processo do edital 31/2020 o telefone disponível é (31) 3559-2210, porém, esse contato não funciona como whatsapp, apenas recebe ligações. Reforçamos nossa disponibilidade de atendimento também através do e-mail servicosocial.ouropreto@ifmg.edu.brde segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.


 

EDITAL 2020

Edital nº05/2020 - PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE AUXÍLIO SOCIOECONÔMICO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2020 - CAMPUS OURO PRETO

Termo de compromisso

Retificação nº 01 do Edital nº 05/2020

Retificação nº 02 do Edital nº 05/2020

Retificação nº 03 do Edital nº 05/2020

***************************************************************************

ANOS ANTERIORES

 

EDITAL 2019

 Edital nº 69/2019 - 2º Processo Seletivo para a concessão de auxílio socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2019- Campus Ouro Preto

Orientações:


Estudantes que já se cadastraram e anexaram documentos no Sistema de Seleção de Assistência Estudantil (SSAE), antes de se inscreverem no novo edital, devem conferir se todos os documentos, conforme solicitado no edital nº69/2019, estão anexados.   

Conforme previsto no edital nº 69/2019, poderão participar do 2º processo seletivo do Programa de Assistência Estudantil:

1)Estudantes regularmente matriculados e frequentes em pelo menos 03 (três) disciplinas dos cursos presenciais: técnico integrado de nível médio, técnico de nível subsequente ou concomitante ou graduação do IFMG; 

2) Prioritariamente estudantes que possuam renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo e /ou oriundos da rede pública de educação básica; 

3) Estudantes que se cadastraram no Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE), mas não se inscreveram no edital 50/2019, referente ao 1º Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil de 2019;
4) Estudantes que participaram do 1º Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil de 2019 e tiveram o pedido de auxílios socioeconômicos indeferido; 

5) Estudantes que não participaram do primeiro 1º Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil de 2019. Inclui estudantes matriculados no 1º semestre letivo/2019 e os que ingressarão, no 2º semestre letivo, nos cursos técnicos subsequente e superior; 

6) Não é permitida a participação dos estudantes que tiveram auxílio(s) deferido(s) após participarem do 1º Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil de 2019. 

7) Não é permitida a participação dos estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação, EAD e cursos de Extensão que possam ser oferecidos no âmbito do IFMG .

 

 

 

Edital nº 50 - Processo Seletivo para a concessão de auxílio socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2019- Campus Ouro Preto

Anexo I- Documentação comprobatória para solicitação de auxílios
Anexo II- Declaração de não exercer atividade remunerada
Anexo III- Declaração de rendimentos
Anexo IV- Declaração sobre o não exercício de atividade remunerada para aposentados
Anexo V- Declaração de ajuda financeira de terceiros
Anexo VI- Declaração de pensão alimentícia
Anexo VII- Recurso de revisão da avaliação socioeconômica  
Termo de Compromisso de Adesão

 

EDITAL 2018

Edital nº 40 - Concessão de auxílio socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2018

EDITAL 2017

Edital nº 38 - Auxílios Socioeconômicos - Vagas para Alojamento Estudantil

Edital nº 30 - Reavaliação de auxílios do Programa de Assistência Estudantil 2017-1