Você está aqui: Página Inicial > Informativo coronavírus > Informativo 18: nova orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras
conteúdo

Informativo 18: nova orientação do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras

por . publicado 03/04/2020 16h47, última modificação 03/04/2020 17h10
De acordo com o Ministério da Saúde, máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus.

Para proteger você e sua família, o Ministério da Saúde orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença.

A confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Reforçamos que a máscara é uma proteção adicional. Portanto, todas as recomendações de prevenção continuam sendo válidas e extremamente importantes, bem como o distanciamento social.

Segue abaixo a nota técnica do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras caseiras, com orientações sobre como confeccionar e os cuidados que se deve ter ao utilizar tais máscaras.

Acesse: nota técnica sobre o uso de máscaras caseiras

Fonte: Ministério da Saúde