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Solicitações acadêmicas e atualização de dados cadastrais de discentes

por Comunicação Social publicado 08/09/2020 10h07, última modificação 11/05/2023 18h58

PREZADA(O)

Para melhor atendê-lo(a) em suas demandas acadêmicas criamos essa via de acesso direto, dividida por tipos de solicitação e setores responsáveis para suporte devido.

TIPOS DE SOLICITAÇÕES A SEREM ATENDIDAS/PROTOCOLADAS JUNTO AOS SETORES DA DIRETORIA DE ENSINO

 

Recepção da Diretoria de Ensino

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de alteração/atualização de senha e suporte a discentes sem acesso ao sistema acadêmico, intermediação e direcionamento de demandas aos setores pertencentes à Diretoria de Ensino, suporte a processos seletivos, entre outros.

Contatos: E-mail:
Telefone: (31) 99863-4840 (ligações e WhatsApp) - Teremos uma recepcionista de prontidão para melhor atende-lo/a no horário de 13 às 17 horas.

 

Seção de Registro Acadêmico:

Tipos de solicitações previstas para o setor: Emissão de documentos (declarações de matrícula e frequência, histórico escolar, diplomas, certificados, etc.), transferências para outra instituição para discentes de cursos técnicos integrados, dúvidas sobre matrícula inicial, colação de grau para cursos de graduação, alteração de dados cadastrais, validação de documentos. Matrizes curriculares disponíveis em https://www.ifmg.edu.br/ouropreto, na aba cursos.

Contatos: E-mail: registroacademico.ouropreto@ifmg.edu.br

Telefones: (31) 3559 - 2156 e (31) 3559 - 2190

IFMG-Campus Ouro Preto - Pavilhão Central - Bloco I

Rua Pandiá Calógeras, 898, Bauxita. Ouro Preto/MG

Atendimento presencial para retirada de documentação, por agendamento (e-mail), no período de pandemia de COVID-19 (excepcionalidade): Terças, quintas e sextas-feiras, de 8:30 às 11:30 horas (registroacademico.ouropreto@ifmg.edu.br ). Estes estão relacionados diretamente à permissão de funcionamento dos serviços de atendimento no município e ao calendário do campus. Em caso de suspensão das atividades não essenciais no município, serão também suspensos os atendimentos, assim como não serão efetuados atendimentos durante os feriados e recessos previstos em calendário.

SINALIZE ABAIXO EM QUAL SITUAÇÃO VOCÊ SE ENQUADRA

Alteração e Atualização de Dados Cadastrais

DISCENTES ATIVOS (Matriculados ou trancados)

EGRESSO (Concluído/formado) ou EX-ALUNO (Evadido/abandonou o curso ou desligado)

PÚBLICO EXTERNO (Conclusão de Ensino Médio via ENCCEJA/ENEM)


 

Setor de Controle Acadêmico

Tipos de solicitações previstas para o setor: Renovação de matrícula, informações sobre enturmação, ajustes de matrícula, matrícula em disciplinas, trancamentos (geral e em disciplinas), desligamento de matrícula, dilação de prazo máximo curricular, recurso processo de desligamento, quebra de pré-requisito, Aproveitamento de Estudos (disciplinas), Aproveitamento de Conhecimentos e Experiências Anteriores (ACEA), validação de Atividades Complementares.

Ajuste de matrícula em disciplina 2023.1 (até 21/05/2023)

O período de ajuste de matrícula em disciplinas é pensado para permitir ao aluno adequações em suas escolhas de disciplinas.

A inclusão de disciplinas poderá ser realizada pelo aluno no portal MeuIFMG até o dia  21/05/2023  . As orientações para a inclusão de disciplinas via portal estão disponíveis neste manual.

Serão permitidas solicitações de remoção de disciplinas até o dia 17/05/2023, uma vez que estas serão realizadas em sistema pela equipe do Controle Acadêmico. Para tal serão disponibilizados formulários específicos para a remoção de disciplinas, conforme disposto abaixo.

A remoção de disciplinas ocorrerá de acordo com as demandas do setor. Caso a sua remoção não ocorra em um prazo de 48h, favor nos informar pelo e-mail controleacademico.ouropreto@ifmg.edu.br.

 

Ajuste de matrícula em disciplinas (apenas para remoção):

REMOÇÃO DE DISCIPLINAS GRADUAÇÃO - https://forms.gle/Nt5n51EZ429E1sQY6

REMOÇÃO DE DISCIPLINAS SUBSEQUENTE -  https://forms.gle/1bAkj7kRrRZDpb5m7

Contatos: 

E-mail: controleacademico.ouropreto@ifmg.edu.br

Telefones: (31) 3559 - 2147 e (31) 3559 - 2187

IFMG-Campus Ouro Preto - Pavilhão Central - Bloco I

Rua Pandiá Calógeras, 898, Bauxita. Ouro Preto/MG

Como solicitar? 

As solicitações atendidas pelo setor de Controle Acadêmico são direcionadas aos alunos com matrícula ativa. Estas estão todas disponíveis na plataforma de Requerimentos da Diretoria de Ensino (https://requerimentos.ouropreto.ifmg.edu.br/). O acesso é realizado com o mesmo login e senha dos demais sistemas da escola (MeuIFMG, wi-fi, etc.). 

Caso tenha esquecido sua senha, este manual disponibilizado pela equipe de TI pode te ajudar a atualizá-la. 

As orientações para acesso e utilização da plataforma estão disponíveis neste manual. Os formulários estarão disponíveis apenas nos períodos previstos para as respectivas solicitações em calendário. Em caso de dúvidas entre em contato com controleacademico.ouropreto@ifmg.edu.br

 

Links dos formulários para preenchimento:

ABERTURA DE DIÁRIO ESPECIAL 

DILAÇÃO DE PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO E/OU CORREQUISITO

RECURSO A PROCESSO DE DESLIGAMENTO

ACEA (Aproveitamento de Conhecimentos e Experiências Anteriores)

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

TRANCAMENTO EM DISCIPLINAS

TRANCAMENTO GERAL


 

Seção Pedagógica:

Tipos de solicitações previstas para a seção: Revisão de avaliação, revisão de notas, regime excepcional, mudança de turma, regime disciplinar e solicitação de ementário.

Links dos formulários para preenchimento

ALTERAÇÃO DE TURMA

REGIME DISCIPLINAR

REGIME EXCEPCIONAL

REVISÃO DE AVALIAÇÕES E/OU NOTAS

SOLICITAÇÃO DE EMENTAS


 

Coordenadoria de Funcionamento e Logística Escolar:

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de segunda chamada, declarações de horário de aula, etc.

Como solicitar?  Compareça à Coordenadoria de Funcionamento e Logística Escolar e faça a solicitação desejada.

SEGUNDA CHAMADA DE AVALIAÇÃO PERDIDA - Compareça à Coordenadoria, portando um documento oficial com foto, bem como o documento original que justifique o motivo da ausência na data da atividade perdida, para preencher o requerimento de solicitação para segunda chamada, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após o impedimento, conforme previsto no Regulamento de Ensino e Manual do aluno (https://www.ifmg.edu.br/ouropreto/ensino/manual-do-aluno).

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para funcionamentoescolar.ouropreto@ifmg.edu.br.

 


 

Seção de Biblioteca:

Tipos de solicitações previstas para o setor: Solicitações de informações sobre empréstimos, devoluções, consulta acervo, nada consta, etc.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para . Um servidor do setor irá lhe orientar!


 

Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE)

Tipos de solicitações previstas para o setor: atendimento de alunos com necessidades específicas.

Como solicitar? Envie um e-mail especificando o que pretende para napnee.ouropreto@ifmg.edu.br. Um servidor do setor irá lhe orientar!