Você está aqui: Página Inicial > Ingresso > Processo Seletivo 2020/1 > CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS > PROCESSO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO
conteúdo

PROCESSO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

por - publicado 19/12/2019 10h24, última modificação 20/02/2020 18h45
Aplicável para as modalidades de vaga: L2, L6, L10 e L14, relacionado a candidatos/as autodeclarados/as negros (pretos ou pardos) ou indígenas
 

Atenção candidatos:

Conforme retificação do item 4.10 fo Edital 077/2019, publicada no site do IFMG,  "No ato da matrícula, o candidato que for chamado em uma das vagas reservadas deverá apresentar a documentação exigida para a modalidade de sua inscrição. A relação dos documentos está disponível nos ANEXOS I e II deste edital.

 Os candidatos chamados em Ampla Concorrência, no ato da matrícula, poderão apresentar os documentos relativos à esta modalidade.

O candidato que se inscrever e for chamado em uma das vagas destinadas a candidatos negros (pretos ou pardos) deverá preencher o Anexo II-E e passar por processo de heteroidentificação complementar à autodeclaração realizada pelo candidato"

1ª CHAMADA - CRONOGRAMA (DATA E HORÁRIO) DA ENTREVISTA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO (COTAS RACIAIS) - BAIXAR

Para o candidato/a inscrito/a em modalidade de concorrência relacionada às cotas L2, L6, L10 e L14, (autodeclarados/as negros/as – pretos/as ou pardos/as – ou indígenas) o processo de heteroidentificação é OBRIGATÓRIO.

De acordo com o item 4.11 do Edital 077/2019 IFMG, que rege as normas gerais do processo seletivo do IFMG para 2020.1, candidatos/as às cotas raciais devem passar por processo de heteroidentificação complementar à autodeclaração. Esse processo é executado por uma comissão de profissionais com experiência na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo. Os/as integrantes das bancas identificam candidatos/as que possuem o conjunto de características fenotípicas associadas ao racismo que podem gerar exclusão social.

Cada candidato/a que no ato da inscrição se autodeclarou preto/a ou pardo/a (cotas específicas) terá que passar por entrevistas de verificação da cor/etnia em data, horário e local a serem informados no site do IFMG-campus Ouro Preto. Após passar por esse processo de heteroidentificação, aqueles/as que tiverem a autodeclaração deferida pela Comissão Local estarão aptos/as a apresentar a documentação para fins de matrícula.

FIQUE ATENTO/A:

  1. VERIFIQUE COM FREQUÊNCIA AS INFORMAÇÕES REFERENTES AO PROCESSO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NO SITE DA INSTITUIÇÃO PARA AS CONVOCAÇÕES DE ENTREVISTA.
  2. COMPAREÇA À ENTREVISTA, DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES PRESTADAS
  3. AGUARDE RESULTADO COM RELAÇÃO AO PROCESSO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO.
  4. SE CONFIRMADA A SUA AUTODECLARAÇÃO, COMPAREÇA NOS DIAS, HORÁRIOS E LOCAIS INDICADOS NA CHAMADA CONVOCADA PARA MATRÍCULA

 

Instruções e procedimentos:

1) No dia da entrevista, leve os seguintes documentos.

a) Carteira de IDENTIDADE com foto.

b) Formulário de Autodeclaração Étnico Racial (ANEXO II E) - baixar formulário

c) Além dos documentos acima, se for indígena, apresente também declaração oficial emitida pela FUNAI ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento étnico (ANEXO II F) - baixar formulário

2) Observe as datas e os horários específicos do campus a qual se inscreveu.

3) A heteroidentificação tem como referência única o/a próprio/a candidato/a. Assim, no dia da entrevista somente ele/ela poderá adentrar o recinto de trabalho da Comissão de Verificação. Não é permitida a entrada de familiares ou quaisquer outros acompanhantes.

4) O procedimento de heteroidentificação será filmado e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos.

5) O resultado provisório do procedimento de heteroidentificação será publicado na página do campus Ouro Preto.

6) As decisões da Comissão de Verificação de cor/etnia serão registradas em formulário próprio e o conhecimento do parecer somente será dado ao/à candidato/a na data informada pelo campus.

a) O teor do parecer motivado será de acesso restrito ao candidato, nos termos do Art. 31 da Lei 12.527/2011.