Você está aqui: Página Inicial > Notícias do Campus > Notícias do Campus JAN-FEV 2020 > Campus integra comissão organizadora de evento em comemoração dos 300 anos da Revolta de Vila Rica
conteúdo

Notícias

Campus integra comissão organizadora de evento em comemoração dos 300 anos da Revolta de Vila Rica

por Tatiana Toledo publicado: 02/03/2020 21h00, última modificação: 03/03/2020 15h04

O IFMG – Campus Ouro Preto terá representatividade na comissão central responsável pela organização de evento que irá celebrar o Tricentenário da Revolta de Vila Rica, comemorado em junho neste ano. O diretor-geral Reginato Fernandes participou, no dia 13 de fevereiro, de reunião realizada na Câmara Municipal de Ouro Preto, que contou com a presença de representantes de diversas instituições do município para tratar das atividades que serão promovidas na cidade.

O professor Alex Bohrer, da Coordenadoria de História do Campus Ouro Preto, será o representante da Instituição nesta comissão. O Campus terá participação, ainda, na elaboração de uma proposta de selo comemorativo para o Tricentenário.  

Exposições, seminários, oficinas e debates estão previstos na programação do evento, que terá o propósito de rememorar importantes acontecimentos ocorridos em 1720, como explica o professor do Departamento de História da UFOP, Francisco Eduardo de Andrade, em reportagem divulgada pelo portal da Câmara de Ouro Preto. “O primeiro foi a Revolta de Vila Rica, que reuniu comerciantes, minerados, populares libertos e escravos da Serra do Ouro, dos morros urbanos. Os moradores reagiam com as regras da justiça do rei, nos locais de exploração e opunham-se à elevação de taxas e tributos estatais e à carestia dos gêneros de abastecimento. O outro acontecimento, estimulado pelo ambiente generalizado de conflitos nas minas, sobretudo em Vila Rica e na Vila do Carmo, atual Mariana, onde uma concentração de exploradores e trabalhadores africanos e afrodescendentes produziam situações explosivas, foi a fundação de um novo espaço territorial do Brasil, Minas Gerias, capitania oficialmente constituída em dois de dezembro de 1720, que passou a ter um governo próprio, escolhido diretamente pela coroa portuguesa. Esses dois fatos vinculados foram determinantes para a história do território mineiro”.

Saiba mais em: “Ouro Preto planeja evento para celebrar os 300 anos da Revolta de Vila Rica” 

 

Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Ouro Preto