Você está aqui: Página Inicial > Notícias do Campus > Notícias do Campus JAN-FEV 2020 > Campus integra comissão organizadora de evento em comemoração dos 300 anos da Revolta de Vila Rica

por Tatiana Toledo publicado: 02/03/2020 21h00, última modificação: 03/03/2020 15h04

O IFMG – Campus Ouro Preto terá representatividade na comissão central responsável pela organização de evento que irá celebrar o Tricentenário da Revolta de Vila Rica, comemorado em junho neste ano. O diretor-geral Reginato Fernandes participou, no dia 13 de fevereiro, de reunião realizada na Câmara Municipal de Ouro Preto, que contou com a presença de representantes de diversas instituições do município para tratar das atividades que serão promovidas na cidade.

O professor Alex Bohrer, da Coordenadoria de História do Campus Ouro Preto, será o representante da Instituição nesta comissão. O Campus terá participação, ainda, na elaboração de uma proposta de selo comemorativo para o Tricentenário.

Exposições, seminários, oficinas e debates estão previstos na programação do evento, que terá o propósito de rememorar importantes acontecimentos ocorridos em 1720, como explica o professor do Departamento de História da UFOP, Francisco Eduardo de Andrade, em reportagem divulgada pelo portal da Câmara de Ouro Preto. “O primeiro foi a Revolta de Vila Rica, que reuniu comerciantes, minerados, populares libertos e escravos da Serra do Ouro, dos morros urbanos. Os moradores reagiam com as regras da justiça do rei, nos locais de exploração e opunham-se à elevação de taxas e tributos estatais e à carestia dos gêneros de abastecimento. O outro acontecimento, estimulado pelo ambiente generalizado de conflitos nas minas, sobretudo em Vila Rica e na Vila do Carmo, atual Mariana, onde uma concentração de exploradores e trabalhadores africanos e afrodescendentes produziam situações explosivas, foi a fundação de um novo espaço territorial do Brasil, Minas Gerias, capitania oficialmente constituída em dois de dezembro de 1720, que passou a ter um governo próprio, escolhido diretamente pela coroa portuguesa. Esses dois fatos vinculados foram determinantes para a história do território mineiro”.

Saiba mais em: “Ouro Preto planeja evento para celebrar os 300 anos da Revolta de Vila Rica”

Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Ouro Preto