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Retrospectiva 2020 | Abril, maio e junho

Dar continuidade ao levantamento das condições com que discentes vinham enfrentando o distanciamento social, manter o vínculo com a comunidade acadêmica e estabelecer princípios para construção de um proposta pedagógica para atividades remotas foram alguns desafios do 2° trimestre. Confira os destaques:
publicado: 10/12/2020 16h07, última modificação: 24/12/2020 13h48

 Fotos Retrospectiva 2

abril

 

 

No dia 9 de abril, a Diretoria de Ensino (DE) e a Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (DIPPE) publicaram a Instrução Normativa n°1/2020, estabelecendo orientações sobre a disponibilização de atividades educativas remotas no período de suspensão dos calendários acadêmicos. O documento estabelecia que tanto o envio quanto a realização das atividades por meio das plataformas digitais eram facultativas. Mais um questionário foi disponibilizado pela gestão aos alunos, para que fosse possível fazer um novo levantamento das condições com que vinham enfrentando o distanciamento social, incluindo seus familiares, verificar a necessidade de acompanhamento psicológico e também identificar a infraestrutura de equipamentos e conectividade digital disponível. 

Com a proposta de manter e fortalecer o vínculo com a comunidade acadêmica durante o período de distanciamento social, a DE criou a Agenda de Enfrentamento da Pandemia Covid-19. Por meio de publicações nas redes sociais do Campus, canal no Youtube e e-mail institucional, a iniciativa tem o propósito de combater a desinformação por meio do envio de informativo eletrônico, divulgar atividades desenvolvidas pelas coordenadorias com os alunos, evidenciar a importância do diálogo para a produção do conhecimento com a realização de lives, incentivar a disseminação cultural por meio de dicas de leitura e também do cinema (@cineif.op), além de propor reflexões semanais sobre temas atuais com indicações de materiais extras para quem deseja se aprofundar. A ação é organizada por um grupo de trabalho composto por docentes, técnicos administrativos e membros da Diretoria de Ensino.

Em meio ao cenário de pandemia, uma série de mapas impactantes revelaram um cenário preocupante quanto à infraestrutura do sistema de saúde em Minas Gerais. Por meio de representações cartográficas, Jairo Rodrigues Silva, professor de Geografia do Campus, retratou como se dava a distribuição de leitos de UTI por município em todo o estado, incluindo macro e microrregiões A pesquisa, iniciada no final de março, revelou que aproximadamente 90% das cidades mineiras não possuíam leitos de UTI (o mínimo recomendado pela OMS é de 1 a 3 leitos para cada 10.000 habitantes). O impacto visual foi um grande aliado, gerando repercussão imediata da série de mapas em redes sociais e fazendo com que a pesquisa recebesse, também, a atenção de veículos de comunicação, como TV Globo, portal G1 e mídia local.

Servidores do curso técnico em Automação Industrial do Campus deram início à produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados a profissionais da saúde envolvidos no combate ao coronavírus. A equipe contou com reforços de alunos, ex-alunos e servidores da UFOP, além de empresários da região. A produção foi destinada a hospitais, instituições filantrópicas, laboratórios de análises clínicas e secretarias de saúde, além de profissionais liberais de Ouro Preto e Mariana. Os EPIs foram acompanhados de manual contendo orientações de montagem e limpeza. Para fabricação dos EPIs, a equipe produziu, em suas próprias impressoras 3D, os suportes que integram as máscaras. Além de material enviado pela reitoria do IFMG, os voluntários contaram com a doação de insumos, como filamentos acetato e elástico, e também de recursos financeiros para que pudessem aumentar a produção. 

 O IFMG distribuiu 4 mil litros de álcool 70% para cidades da região Metropolitana e do interior do estado. A ação resultou do projeto "Rede de Colaboração IFMG com instituições públicas e privadas de combate à Covid-19". Em Ouro Preto, o material foi doado aos seguintes órgãos e instituições: 125 litros para a Santa Casa de Ouro Preto; 175 litros para a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana; 125 litros para a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto e 100 litros para o Hospital Monsenhor Horta, de Mariana.

Ainda em abril, o Campus Ouro Preto e a Universidade Federal de Ouro Preto reafirmaram, por meio de nota conjunta, a importância da continuidade do isolamento social. A Direção-Geral publicou, ainda, o Edital nº 19/2020, visando à seleção de propostas de projetos de pesquisa e/ou extensão de combate à pandemia da COVID-19 e/ou adesão de membros aos Grupos de Trabalho para compor os projetos a serem submetidos aos recursos obtidos do Ministério Público do Trabalho e da Vara do Trabalho de Ouro Preto, provenientes da multa objeto do acordo entre o Ministério Público do Trabalho e a empresa Samarco Mineração S.A.

maio

 

 

Separados sim, mas não sozinhos! Uma programação online, realizada de 15 a 31 de maio, marcou o aniversário de 76 anos do Campus Ouro Preto. As redes sociais da instituição tornaram-se uma espécie de ponto de encontro, permitindo a interação entre servidores, alunos, egressos e aposentados. Durante duas semanas, o Campus promoveu atividades alternativas às tradicionais cerimônias, que contaram com intensa participação de toda a comunidade acadêmica, seja por meio de envio de mensagens e imagens, ou mesmo pela interação com as publicações realizadas.

“Causos da Coteca” - Uma série de 29 vídeos gravados por ex-alunos que, neste ano, completaram 25 e 50 anos de formados, passaram a integrar a programação diária de publicações das redes sociais da Instituição durante o mês de maio. 

“O IFMG, para mim, é...” - Servidores, aposentados, alunos e egressos também contribuíram para o sucesso da programação por meio de depoimentos em texto, relatos e até poesia, nas quais falaram sobre o papel que a Instituição exerce em suas vidas e as transformações proporcionadas pela passagem de cada um deles pelo Campus.

Mensagens da Direção-Geral - O Auditório Arthur Versiani Machado, tradicional palco das principais celebrações relativas aos aniversários da Instituição, foi o cenário escolhido pelo diretor-geral Reginato Fernandes dos Santos para gravar depoimentos direcionados à comunidade acadêmica e aos egressos com 25 e 50 anos de formados, que seriam homenageados durante a sessão solene de entrega da Medalha Padre José Pedro Mendes Barros. 

Cine IF (no sofá) - O projeto Cine IF em sua versão “no sofá”, com programação para ser prestigiada de casa em virtude da quarentena, também integrou a programação de aniversário com indicação de filmes, documentários e a realização de live com os professores de história Daniel Diniz e Fabiano Gomes sobre o papel do estado na educação. 

Ouro Preto, por Tunai - A programação foi encerrada com um vídeo em homenagem ao Campus e à Ouro Preto tendo, como fundo, música de Tunai, cantor e compositor falecido em janeiro deste ano e que registrou passagem pelo curso de Metalurgia da Etfop entre os anos de 1968 e 1970.  

 

Ainda no mês de maio, um curso sobre os processos mais utilizados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi ofertado aos servidores do Campus pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais Digitais e Educação a Distância (NUTED). Por meio de transmissão ao vivo no Youtube, foi promovida a primeira reunião remota com mães, pais e responsáveis por discentes dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, para esclarecimentos gerais sobre o Campus Ouro Preto no contexto da pandemia. 

junho

 

 

Para marcar os 100 dias desde a suspensão do calendário acadêmico, a Direção-Geral publicou Carta Aberta à Comunidade. Em linhas gerais, o documento explicou as medidas adotadas pela instituição, divididas em três momentos principais:  

  • Fase 1 (humanização): conjunto de ações vinculadas ao momento emergencial do início da pandemia, como a suspensão do calendário acadêmico, a institucionalização do trabalho remoto para os servidores e a não adoção de atividades remotas para os alunos.

  • Fase 2  (diagnóstico e ajuda comunitária): momento destinado a diagnosticar a comunidade acadêmica, bem como direcionar esforços para a construção de políticas conjuntas de enfrentamento à pandemia na região, incluindo a produção de EPI’s e de álcool gel e distribuição a hospitais e secretarias de saúde de Ouro Preto e Mariana.

  • Fase 3 (refinamento de dados e proposições): realização de diagnósticos que apontem dados balizadores para a construção de uma proposta pedagógica condizente e factível para o período de suspensão das atividades presenciais, com o entendimento de que tal proposta não pudesse ser uma replicação dos modelos presenciais. 

 

No dia 26 de junho, o Conselho Acadêmico aprovou, por unanimidade, os princípios para construção da proposta pedagógica de atividades acadêmicas remotas emergenciais, propostos pela Diretoria de Ensino e complementados pelos conselheiros. Foi aprovada, também, a resolução que institui a “Fase 3” de trabalho durante a pandemia, destinada à coleta de dados mais detalhados para elaboração de diagnósticos diversos e à criação de um Comitê Permanente, subdividido em Grupos Técnicos (Ensino, Infraestrutura e Saúde Mental) para levantamentos e proposições de caminhos para as atividades futuras no âmbito do IFMG - Campus Ouro Preto.

Dando continuidade à proposta de capacitação dos servidores da instituição e com o objetivo de formar usuários capacitados a criar cursos online em ambiente virtual de aprendizagem, o NUTED ofertou o curso de Formação Continuada em Docência no Ambiente Virtual Moodle.

O Programa Diálogos promoveu seu 13° encontro com o tema “Direito à educação, cultura digital e desigualdade: desafios contemporâneos", com o objetivo de refletir sobre a importância de um papel crítico em relação às políticas públicas de direito à internet e ao conhecimento relacionado ao uso de tecnologias digitais no ensino. O projeto Fique em casa, mas fale conosco, desenvolvido pela Coordenadoria de Língua Portuguesa, deu início à divulgação de trechos da produção textual dos alunos participantes, nas redes sociais do Campus. Os textos falaram de saudades, temores, esperança, do cuidado consigo e com os outros.

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