Você está aqui: Página Inicial > Notícias do Campus > Retrospectiva 2020 > Retrospectiva 2020 | Janeiro, fevereiro e março
conteúdo

Notícias

Retrospectiva 2020 | Janeiro, fevereiro e março

Término do ano letivo de 2019, início do ano letivo de 2020 e suspensão do calendário acadêmico. O primeiro trimestre do ano foi marcado por diversas fases: algumas planejadas, outras, inimagináveis. Confira os destaques:
publicado: 10/12/2020 14h58, última modificação: 24/12/2020 13h48

Fotos Retrospectiva 1

Janeiro

 

 

 Janeiro de 2020. O Campus Ouro Preto se preparava para finalizar o ano letivo de 2019, reiniciando a 3ª etapa dos cursos técnicos integrados e o 2º semestre dos cursos técnicos subsequentes e de graduação. Algumas atividades de encerramento ocorreram neste período. Alunos-bolsistas do PIBIG/Geografia apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano anterior nas escolas estaduais Marília de Dirceu, Antônio Pereira e no próprio IFMG. Já a Coordenadoria de Artes promoveu uma residência artística em parceria com o IFPE - Campus Recife, uma rede criativa entre os professores e estudantes que integram os grupos de teatro dessas instituições. Na primeira etapa da residência, foi promovida uma oficina para os estudantes do projeto de pesquisa TE-OURO, que deu origem ao grupo de teatro do Campus Ouro Preto. 

Alunos do curso técnico integrado em Automação Industrial ministraram o minicurso “Uma Matemática na prática: técnicas de criptografia” para estudantes, professores e pessoas da comunidade externa. A iniciativa integra o projeto de extensão “Uma Matemática na Prática: estudando criptografia no ensino médio”, que conta a história da criptografia, desde os primeiros relatos até os dias atuais, e a matemática em cada técnica criptográfica. Ainda em janeiro, foi publicada a abertura das inscrições para o processo seletivo de bolsas de apoio financeiro para qualificação de servidores docentes e técnicos administrativos pertencentes ao quadro permanente do IFMG para cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.  

Fevereiro

 

 

Um evento agradável aos olhos e ao paladar foi realizado no início de fevereiro: uma exposição acompanhada de coquetel marcou o encerramento do curso de Formação Continuada em Vitrines Temáticas, promovido pela área de Joalheria, e também da disciplina de Garde Manger, que integra a grade curricular do curso de tecnologia em Gastronomia. A atividade teve o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica e externa as técnicas e concepções aprendidas pelos estudantes nestes cursos. 

Ainda no início do mês, foram conhecidos os vencedores do concurso de cartazes “Trote não rola!”, promovido entre os alunos do Campus pela Área Pedagógica. Cada discente teve a oportunidade de participar com até duas propostas de artes visuais (design, fotografia, artes plásticas ou quadrinhos). A intenção era, a partir da criatividade dos veteranos, suscitar uma reflexão sobre a importância de melhor acolher os novatos. A FIRE, equipe de robótica do IFMG, com atuação dos campi Ouro Preto e Itabirito, marcou presença na IRONcup, competição anual do Instituto Nacional de Telecomunicações. 

As semanas que antecederam o Carnaval de Ouro Preto (e que coincidiram com parte do período de férias escolares no Campus) contaram com uma novidade: o CINE IF. Com programação voltada para os públicos adulto e infanto-juvenil, a iniciativa encabeçada por estagiários de artes cênicas realizou a exibição gratuita de longas-metragens para toda a comunidade ouro-pretana, com a proposta de promover uma aproximação ainda maior entre Instituto e sociedade. Acompanhe as atividades do projeto: @cineif.op

Março

 

 

Logo no início do ano letivo, uma grande novidade foi anunciada aos alunos dos cursos técnicos integrados: a oferta de lanches no período da manhã. A ação foi viabilizada por meio de recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Frutas, iogurte, suco, achocolatado, barra de cereal, biscoitos, mel e produtos da agricultura familiar regional estavam entre os itens do cardápio. Para auxiliar na distribuição dos lanches, foi realizada uma seleção de bolsistas por meio do Projeto Aprendiz, cujo objetivo é oportunizar aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do Campus conhecer e executar atividades relacionadas a sua formação nos diversos setores da Instituição. Uma feira de trocas de materiais escolares não mais utilizados também foi realizada entre os estudantes.

Para marcar o início de mais um ano letivo, a Diretoria de Ensino planejou uma programação especial para o Mês de boas-vindas 2020, com atividades voltadas para servidores, acolhida do aluno novato e integração entre novatos e veteranos. Dentro desta programação, o Programa Diálogos – Desenvolvimento profissional docente – realizou seu 12º encontro, dando início à série Diálogos Integradores. O evento contou com a palestra do Prof. Dr. Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com o tema: “Cursos técnicos integrados: entre tensões e proposições”. 

Uma semana de aula, apenas, e tudo mudou. Em 11 de março, a COVID-19 foi caracterizada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. A Direção-Geral do Campus Preto constituiu, no dia 16, o Comitê Interno de Prevenção ao Coronavírus no âmbito da instituição para balizar as ações de enfrentamento à pandemia. As primeiras medidas adotadas foram a suspensão das aulas a partir do dia 17, por 15 dias, até nova avaliação, e adoção do trabalho remoto, pelos servidores, a partir do dia 18. Também foram suspensos todos os eventos presenciais, alguns, inclusive, já agendados, como SIPEX e colação de grau, de maneira a atender às recomendações de distanciamento social.

No site institucional, a página Informativo Coronavírus foi criada para concentrar informações e recomendações do Setor de Saúde e do Comitê Interno de Prevenção, bem como as medidas adotadas pela Direção-Geral, além da divulgação de boletins epidemiológicos das cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito. 

Para balizar as próximas ações e políticas, a gestão do Campus realizou o primeiro levantamento com alunos e servidores sobre as condições com que a comunidade acadêmica vinha enfrentando os primeiros meses de distanciamento social. Em 24 de março, a Reitoria do IFMG publicou Instrução Normativa que tornou facultativo aos campi a adesão às aulas remotas. No dia 30, o Conselho Acadêmico do Campus Ouro Preto deliberou pela suspensão do calendário a partir do dia 1º de abril , reiterando a necessidade do isolamento social. 

Devido à suspensão das aulas como medida preventiva de combate ao coronavírus e o consequente fechamento do restaurante escolar, o Campus Ouro Preto iniciou, em março, a doação de alimentos a instituições ouro-pretanas. Mais de duas toneladas de gêneros alimentícios como farinha de trigo, feijão, proteína de soja, margarina, creme de leite, óleo, leite em pó e iogurte foram doadas à Santa Casa de Misericórdia, ao Grupo Nata e ao Lar São Vicente de Paulo de Ouro Preto

Como era a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, na década de 1760? Fechando o mês de março, o projeto “Paisagens Pitorescas” apresentou uma provável aparência de como era o local por meio de uma reconstituição em 3D. O projeto se baseia em pesquisa iconográfica e arquivística e pretende reconstituir outros cenários de Vila Rica e seus distritos.

 

Retrospectiva 1

registrado em: