Você está aqui: Página Inicial > Notícias do Campus > Retrospectiva 2020 > Retrospectiva 2020 | Julho, agosto, setembro
conteúdo

Notícias

Retrospectiva 2020 | Julho, agosto, setembro

Adaptando-se à nova realidade, Campus realiza as primeiras defesa de TCC e colação de grau remotas. Período é marcado, também, pela construção de uma resposta pedagógica para retomada das atividades acadêmicas, também na modalidade remota. Confira os destaques:
publicado: 10/12/2020 16h38, última modificação: 24/12/2020 13h48

Fotos Retrospectiva 3

 

julho

 

 

O início do mês contou com uma reunião da Direção-Geral com mães, pais, responsáveis e discentes. Em pauta, as ações do campus Ouro Preto no contexto da pandemia. Ainda no mês de julho, foi iniciada a reforma do Pavilhão Central, um dos mais antigos do Campus Ouro Preto. Entre as intervenções realizadas, estiveram: reforma do forro; pintura de paredes e janelas com substituição dos vidros; substituição das portas das salas de aula; instalação de rampas de acesso aos tablados das salas, favorecendo a acessibilidade; substituição do piso do corredor e de todas as instalações elétricas, além da reforma dos banheiros. 

No ano em que o rádio no Brasil completou 98 anos, o projeto de extensão Rádio IFMG, realizado em parceria com a Rádio Província FM, retomou suas atividades. A iniciativa já soma 11 anos de atividades e tem o intuito de levar aos lares da comunidade ouro-pretana informações sobre o Instituto nas vozes de alunos e professores. O programa, que era transmitido ao vivo às quartas-feiras, das 12h às 13h, antes da pandemia, passou a ser gravado, por conta do período de distanciamento social.

Exemplo de solidariedade: o aluno do curso técnico em Administração, João Carlos de Oliveira, foi destaque em reportagem publicada pelo jornal O Liberal. João, que já é um exemplo de superação para a comunidade acadêmica do Campus Ouro Preto, realizou campanha de arrecadação financeira para reparar sua cadeira de rodas motorizada. Porém, com o sucesso da campanha, foi possível adquirir um novo equipamento. Assim, o aluno decidiu doar sua antiga cadeira a uma criança de apenas quatro anos, que usava uma cadeira de rodas manual emprestada.

Foi publicado um edital de auxílio de inclusão digital para alunos de cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e superiores, sem acesso à internet e a equipamentos adequados para realização das atividades acadêmicas. Para os que não conseguiram se inscrever, ou para os alunos que tiveram problemas com documentação, foi publicado, no mês seguinte, um novo edital em fluxo contínuo 

agosto

 

 

A primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso da pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural foi também a primeira realizada de forma remota pelo Campus, via Google Meet, em obediência às recomendações de distanciamento social em virtude da pandemia. “A pintura religiosa mineira no século XX: análise e contextualização de uma obra de Edson Motta” foi o tema do trabalho apresentado pela aluna Layse Souza Costa.

Espaços importantes tanto para a realização de aulas, como para socialização, integração e lazer, o ginásio e a quadra externa de vôlei tiveram pisos recuperados e receberam nova pintura. Um dos objetivos dessas intervenções foi corrigir problemas de rachaduras no piso do ginásio, que prejudicava o desempenho esportivo no local. A iluminação do ginásio também foi substituída, com a instalação de novos refletores de led.

Outra novidade foi a instalação de um estúdio de gravações. A estrutura visa atender não somente às demandas de gravações de videoaulas destinadas ao Ensino Remoto Emergencial, mas também de outras atividades relacionadas ao Ensino a Distância, como a oferta de cursos de formação continuada e de capacitação. A criação deste novo espaço atende às condições estabelecidas pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Núcleo de Apoio à Educação a Distância da Reitoria, que pretendem realizar a montagem de estúdios em todas as unidades do IFMG

Um comunicado da Direção-Geral destinado a alunos e familiares foi publicado no site institucional, contendo informações importantes sobre o andamento das ações em curso a respeito da construção de uma resposta pedagógica para retomada das atividades acadêmicas na modalidade remota. A Direção-Geral publicou, também, as portarias de n°177, 178, 179 e 180, que constituem os Grupos Técnicos (GT's) de Ensino, Infraestrutura e Saúde mental e o Comitê Permanente da Fase 3 de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Campus Ouro Preto. Tais grupos são responsáveis por levantamentos e proposições de caminhos para as atividades futuras no âmbito da instituição.

O NUTED disponibilizou o curso “Ambientação para EaD: Conhecendo o Moodle” para todos os alunos do Campus. O objetivo foi introduzir alguns conceitos básicos sobre aprendizagem a distância, apresentar o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle e as principais características de navegação em sua sala de aula virtual.


setembro

 

Após reuniões realizadas nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, o Conselho Acadêmico aprovou o Calendário Acadêmico Emergencial, definindo a data de início do Ensino Remoto Emergencial no Campus Ouro Preto: 14 de setembro. 

A seguir, a Diretoria de Ensino e a Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão publicaram a Instrução Normativa n°3, regulamentando e recomendando formas de aplicação da Resposta Pedagógica e o Calendário Acadêmico Emergencial, em caráter excepcional e temporário, para os cursos de Nível Médio, Subsequente, Graduação, Pós-Graduação e de Formação Inicial e Continuada. O documento definiu as diretrizes para retomada do Calendário Acadêmico, em caráter emergencial, com proposta de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Para marcar o início das atividades do Ensino Remoto Emergencial, o campus promoveu a Semana de Acolhida. A programação, que contou com palestras e atividades para os discentes e servidores, marcou o início de um semestre diferente, com atividades realizadas virtualmente devido à pandemia.

Um total de 250 salas virtuais, destinadas à primeira fase do Ensino Remoto Emergencial (ERE), foram criadas e disponibilizadas pela equipe do NUTED aos professores do Campus Ouro Preto. Um curso de Formação para Docência no Ambiente Virtual Moodle também foi ofertado aos servidores. A fim de contribuir com a execução e a preparação das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Núcleo também disponibilizou apostilas e tutoriais

Alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados passaram a contar com duas novas oportunidades de se preparar para o ENEM por meio de dois Projetos de Ensino: Aulões de Biologia e Oficinas de Biologia.

O Campus foi aprovado e selecionado na Chamada Pública 35/2020 da SETEC para receber investimentos destinados à implantação do Lab IF Maker, no qual serão realizadas, por meio de uma equipe multidisciplinar, atividades que integram docentes, técnicos e estudantes, visando expandir a cultura da inovação, contribuindo com a formação de técnicos e profissionais aptos a geração de novos negócios de base tecnológica e com o desenvolvimento econômico da região de atuação do IFMG. 

Setembro Azul: fechando o mês de setembro, que é marcado por diversas datas importantes para a comunidade surda, a Comunicação Social produziu reportagem em homenagem aos intérpretes de Libras do Campus, que para além do trabalho realizado cotidianamente na Instituição, têm sido indispensáveis neste período de distanciamento social, dando suporte às lives, reuniões e atividades remotas promovidas pelo campus.

Tag retrospetiva 3

registrado em: