Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto celebra 78º aniversário com reunião de egressos e entrega de Medalha

publicado: 23/06/2022 10h59, última modificação: 24/06/2022 10h34
Exibir carrossel de imagens (Foto: Luiz Lopes/Comunicação)

(Foto: Luiz Lopes/Comunicação)

No último dia 10 de junho, o IFMG - Campus Ouro Preto comemorou o 78º aniversário de sua fundação com uma cerimônia marcada pelo reencontro. Os ex-alunos das turmas de 1972 e 1997 se reuniram aos homenageados com a Medalha de Mérito Padre José Pedro Mendes Barros e, juntos, celebraram a memória e a história septuagenária da Instituição.

Após dois anos ocorrendo remotamente, o evento voltou a ser realizado no Auditório Arthur Versiani Machado, resgatando a tradição da celebração presencial, egressos e autoridades locais. Em uma noite de saudades, os egressos das turmas de 1972 e 1997 se encontraram para revisitar momentos da formação na Instituição. Num dos pontos altos da noite, os representantes das turmas subiram ao palco e dirigiram discursos emocionantes.

“Se cada um de nós pudesse expressar um único sentimento pela passagem por esta Instituição, esse sentimento seria o de gratidão“, pontuou o orador da turma formada há 50 anos, José Geraldo Alfenas.

A comemoração das bodas de ouro das turmas foi dividida com os egressos de 25 anos atrás. O servidor e orador da turma de 1997, Paulo Roberto Gomes, ressaltou a importância da comunidade acadêmica na promoção de um ensino de qualidade. “Gostaria de destacar a qualidade do ensino aqui ofertado, do brilhante corpo humano dessa casa: docentes, técnicos administrativos, terceirizados e outros colaboradores que nos precederam, todos aqueles com os quais convivemos ao longo de três ou quatro anos”, disse.

Medalha Padre José Pedro Mendes Barros

Na ocasião, egressos, empresas, instituições e pessoas da comunidade interna e externa, que prestaram ou tenham prestado relevantes serviços à Instituição, foram agraciados com a Medalha de Mérito Padre José Pedro Mendes Barros. A honraria tem por objetivo preservar viva a memória do Campus Ouro Preto durante as festividades de comemoração do aniversário da Instituição.

Foram homenageados(as) neste ano:

- Empresas ou instituições relevantes: Use e Ministério do Trabalho

- Ex-aluno: Roberto Antônio da Silva

- Servidor docente aposentado: Antônio Martins

- Servidor técnico administrativo aposentado: Ulisses José Fortes

- Trabalhador vinculado ao Ministério da Educação: Professor Ronaldo Toffollo

- Personalidade do mundo político, empresarial e/ou do terceiro setor: Cooperativa dos Agricultores Rurais, Familiares e Amigos de Goiabeira e Região de Mariana/MG (COOPARAM) e Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ouro Preto e Região (COOPAFOR).

Relevância local

A cerimônia congregou também representantes do poder público, de instituições de ensino e da sociedade civil organizada. Estiveram presentes: Débora Tavares, secretária municipal de Educação de Ouro Preto; Hermínio Arias Júnior, vice-reitor da Universidade Federal de Ouro Preto; Cristovam Paes de Oliveira, presidente-executivo da Fundação Gorceix; além da mesa de honra composta por docentes do Campus e pelo diretor-geral Reginato Fernandes dos Santos.

A secretária de Educação de Ouro Preto, Débora Tavares, destacou a dimensão transformadora do IFMG - Campus Ouro Preto em relação à sociedade, com a oferta de uma educação pública e gratuita de qualidade, assim como associou a realização do evento à manutenção do legado da Escola. “Momentos como esse, que preservam essa memória, trazem à tona essas lembranças, e essas doçuras da vida nos fortalecem para que continuemos preservando e acreditando nesta Instituição, como fonte de riqueza e sabedoria”, pontuou Tavares.

Ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP), o presidente-executivo da Fundação Gorceix, Cristovam Paes de Oliveira, relembrou sua passagem pela Escola e enfatizou que, apesar de no passado as condições tecnológicas não serem tão avançadas quanto são hoje, o ensino “excepcional” nela promovida colaborou para sua consolidação como centro de referência.

Em defesa da educação pública e da ciência, tecnologia e inovação, Hermínio Júnior chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas instituições e universidades no atual contexto. “Nosso futuro enquanto país promissor está cada vez mais fortemente abalado, o que leva a um enorme prejuízo à qualidade de vida das pessoas e à potencialização dos problemas como a desigualdade, pobreza extrema, o desrespeito aos direitos humanos, dentre outros aspectos”, defendeu o vice-reitor da UFOP.

Na mesma toada, o diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes dos Santos, demonstrou preocupação com a displicência da atual Administração Federal no repasse de recursos para os Institutos Federais, com a crescente onda de intolerância e falta de empatia pelo país e sublinhou o retorno presencial da solenidade de aniversário da Escola. “Nos eventos [anteriores], faltava o aperto de mãos, o abraço, o olho no olho, o sorriso. A presencialidade é fundamental. Mesmo com todas as restrições, ainda necessárias, é um passo muito importante e emocionante para que possamos retomar a nossa vida, em especial nossos encontros e reencontros. Afinal, a vida tem esse propósito.”