Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove 12ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia
conteúdo

Destaques

Campus promove 12ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia

por Tatiana Toledo publicado: 01/11/2019 11h53, última modificação: 01/11/2019 15h45

O Campus Ouro Preto realizou, entre os dias 21 e 25 de outubro, a 12ª Semana de Ciência e Tecnologia. Seguindo a proposta do evento nacional promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, as ações tiveram como norte o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", escolha baseada na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Pesquisa, extensão, inovação e oficinas

Como nas edições anteriores, o evento do Campus foi marcado pelo oferecimento de atividades bastante diversas. “Algumas têm se consolidado a cada ano. O Ciclo de Debates sobre Teses e Dissertações, por exemplo, está em sua quarta edição e demonstra grande potencial para continuar fazendo parte da programação nos próximos anos. Assim como em outros anos, tivemos as apresentações de trabalhos de Pesquisa, Extensão e Inovação, além da mostra dos trabalhos dos alunos de Automação Industrial, evento que também vem se consolidando na programação”, destaca a professora Sílvia Almeida, supervisora de Pesquisa na Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (DIPPE) e coordenadora da comissão organizadora do evento no Campus.

Pela primeira vez, foi realizado o Seminário dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Campus Ouro Preto, que possibilitou a divulgação e a discussão de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Instituição, visando à reflexão e ao debate sobre os temas estudados e incentivando a comunicação científica. “Em relação às oficinas, tivemos as mais diversas possíveis, oferecidas por professores da Matemática, Desenho, Mineração, Geografia, Língua Portuguesa, Gastronomia, Gestão da Qualidade. Elas foram bem interessantes e mostram o potencial de conhecimento existente na escola e que pode ser oferecido à comunidade”, ressalta a professora.

Palestras e debates

A abertura contou com uma mesa-redonda marcada pela construção e discussão de ideias acerca do tema da Semana, com a presença da Andrea Senna e Kelson Douglas, da Valin – Vale dos Inconfidentes, e do professor Marcos Tótola (UFV). A palestra de encerramento teve participação da pesquisadora Michele Macedo Moraes falando sobre o projeto MEDIANTAR, que impacta os estudos sobre a vida na Terra em ambientes inócuos.

O Campus foi, ainda, parceiro da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Universidade Federal de Ouro Preto na realização do “Ouro Preto Promove o dia da eletrônica sustentável”. O evento promoveu momentos de debate e reflexão, por meio da apresentação de iniciativas voltadas ao aproveitamento e à reutilização de resíduos eletrônicos, sobre novas formas de trabalho provenientes da informatização, a importância da educação empreendedora em espaços não escolares e a inovação. Contou com a participação de representantes da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM – MG), Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (SEMAD), prefeitos e secretários de municípios da região e catadores de materiais recicláveis.

Cultura

A programação cultural contou com exposições e dança. No espaço de entretenimento cultural Haroldo Paiva, o público conferiu a exposição sob coordenação do professor do curso de tecnologia em Conservação e Restauro, Alexandre Mascarenhas. Já a exposição Transform...Ação movimentou a Galeria Ney Cokda e valorizou os saberes artesanais usando materiais alternativos, com os trabalhos do professor do curso de tecnologia em Gastronomia, Asdrúbal Senra. A Semana de Ciência e Tecnologia foi encerrada com uma animada apresentação de alunos participantes do projeto de extensão L.a. Dança.

Avaliação

Para o diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, a Semana de Ciência e Tecnologia 2019 celebrou uma vitória para além da ciência e da tecnologia. “Celebrou a vitória da união e do trabalho em equipe. Tínhamos o desafio de, em um mês, planejar, organizar e executar um evento de uma semana. E fizemos! E melhor, fizemos bem feito! Os membros da comissão organizadora, em parceria com a equipe de gestão e, posteriormente com o apoio da comunidade, conseguiram cumprir com maestria a missão de atender a um tema peculiar: Bioeconomia - diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, com atividades diversas que, sem dúvidas, engrandeceram àqueles que destas atividades participaram”. Para o diretor-geral, as apresentações, palestras, oficinas e exposições mostraram que há muitos caminhos para o desenvolvimento sustentável dentro da bioconomia, mas que todos passam pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. “Na semana, iniciamos com um mergulho no estudo dos microorganismos, passamos pelos trabalhos de pesquisa e de extensão da nossa comunidade e fechamos com a certeza que, com conhecimento e espírito de equipe, podemos ir para a Antártica. Parabéns para a comunidade do IFMG - Campus Ouro Preto!”, comemora.

Segundo Sílvia Almeida, a Semana consolida-se a cada ano como um evento de suma importância para toda a comunidade interna e externa: “Ela nos permite parar para refletir e discutir temas importantes e atuais para a sociedade, além de reforçar a grande capacidade que temos de produção de conhecimento no meio que estamos. Agradeço muito a dedicação e empolgação da comissão organizadora para fazer acontecer todas as propostas que nos foram sugeridas!”.

A Semana em fotos: confira a cobertura!

Como fazer um produto comunicacional que documente as ações realizadas durante a Semana de Ciência e Tecnologia e que seja atrativa às pessoas? “Pensando nisso, aproveitamos as diversas possibilidades que os sites oferecem para propor uma narrativa interativa entre as pessoas e o evento. No mundo da comunicação poderíamos chamar o produto de webdocumentário. Como define o jornalista Marcelo Bauer, trata-se de uma nova forma de contar histórias pela internet que tem como ponto de partida a mistura de diferentes meios e que acrescenta as capacidades de interação e participação típicas da internet rompendo com a linearidade da narrativa, já que o internauta pode escolher o que ver e em que ordem ver”, explica o servidor da Comunicação Social, Hugo Pereira.

“Antes da realização da Semana, o site tinha o objetivo de informar a programação e receber inscrições para as oficinas e minicursos. Após o término, modificamos o layout quase em sua totalidade para que as pessoas possam ver os registros fotográficos feitos pela equipe da Comunicação Social, separados por dia, além de uma seção especial com as fotos das exposições. A intenção é de que cada edição da Semana de Ciência e Tecnologia tenha seu próprio site com um projeto visual exclusivo”, explica.

Para conferir, acesse: http://semanact.ouropreto.ifmg.edu.br