Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Acadêmico define princípios para construção de proposta pedagógica de atividades acadêmicas remotas emergenciais

publicado: 26/06/2020 18h50, última modificação: 26/06/2020 21h06

Na manhã de hoje, 26 de junho de 2020, o Conselho Acadêmico do IFMG campus Ouro Preto aprovou, por unanimidade, princípios para construção de proposta pedagógica de atividades acadêmicas remotas emergenciais. Esses princípios foram propostos pela Diretoria de Ensino, e complementados pelos conselheiros.

Segundo definido pelo Conselho Acadêmico, as propostas pedagógicas a serem desenvolvidas pelos Colegiados e Coordenadorias devem considerar:

• Garantia do direito à Educação, através do vínculo institucional e pedagógico;
  • Garantia da qualidade e do acesso a todos/as os/as alunos/as, com tempo determinado para planejamento, adaptação e avaliação;
  • Garantia de que as propostas não representem o agravamento das desigualdades e da discriminação de alunos e professores, sem diferenciação entre propostas pedagógicas para todos/as os/as alunos/as da instituição;
  • Garantia de que as propostas serão feitas para um período determinado, sem a possibilidade de configurar a migração de nossos cursos para a modalidade EAD;
  • Garantia de oportunidades de formação para servidores/as;
  • Garantia de autonomia docente, com a defesa da liberdade de cátedra, das condições de trabalho e da autonomia dos Colegiados de Curso;
  • Garantia de saúde e segurança de toda a comunidade escolar.

Tais princípios serão encaminhados, juntamente com um cronograma, uma proposta de fluxos e modelos, para Colegiados e Coordenadorias, que promoverão discussões específicas entre professores/as do seu corpo docente. A proposta final deverá passar novamente pela aprovação do Conselho Acadêmico.

Fase 3

Foi aprovada também a resolução que institui a “Fase 3” de trabalho durante a pandemia. O documento está disponível no link abaixo. A Direção-geral irá convocar, na próxima semana, todos os segmentos da comunidade escolar, para esclarecimentos, informes e discussão a respeito da Fase 3.

Resolução do Conselho Acadêmico nº 04 de 26 de junho de 2020