Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coronavírus: servidores do Campus produzem máscaras em impressão 3D para doação a hospitais de Ouro Preto e Mariana

por Tatiana Toledo publicado: 06/04/2020 16h58, última modificação: 06/04/2020 16h58

Utilizando impressoras 3D e recursos próprios, servidores ligados ao curso técnico em Automação Industrial do IFMG – Campus Ouro Preto estão produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados a profissionais da saúde envolvidos no combate ao Coronavírus.

A previsão inicial é que sejam fabricadas, com os insumos existentes, aproximadamente 120 máscaras do tipo Face Shield. Elas serão doadas para as Secretarias de Saúde e hospitais de Ouro Preto e Mariana. As primeiras unidades serão entregues nesta terça-feira, 7 de abril.

Contudo, a partir de um levantamento realizado pelos voluntários, há demanda para a produção de aproximadamente 1.200 máscaras. Para isso, os profissionais estão realizando uma campanha para arrecadar os insumos e/ou dinheiro para comprá-los.

Para montagem dos primeiros EPIs, os voluntários estão produzindo, em impressoras 3D, os suportes que integram as máscaras.

A equipe do IFMG foi inicialmente formada pelo técnico de laboratório Guilherme de Oliveira Walter e os professores André Luís Barroso de Almeida, Paulo Raimundo Pinto, Sílvia Grasiella Moreira Almeida e Lucas Emiliano de Souza Moreira, além de Gradimilo Cândido de Jesus, proprietário da Studio Maverick 3D. “Na semana passada, o grupo cresceu a partir de contato com o técnico de laboratório do DECAT da UFOP, Diógenes Viegas Mendes Ferreira, que já vinha produzindo EPIs também. A equipe ficou mais forte, contando com alunos e ex-alunos da UFOP, um deles dono da Imtec 3D, Matheus Henrique Lemes Faria, e Wagner Ferreira Andrade, dono da DEX Lab. O foco é atender ao máximo de demanda possível”, explica a professora Sílvia Grasiella Moreira Almeida.

Doação de recursos e matéria-prima

A equipe conta com a doação de materiais ou dinheiro para que possa aumentar a produção destas máscaras. Para atingir a meta inicial de 1.200 EPIs, será preciso arrecadar diversos insumos, tais como filamentos (ABS ou PLA ou PETG), acetato (ou placa de PVC semi-rígida) e elástico. “Nos próximos dias, a Reitoria do IFMG enviará insumos que nos possibilitará reforçar esta produção. Porém, neste momento, a ajuda da comunidade tem sido fundamental. Vamos continuar produzindo máscaras enquanto tivermos material para isso. A ideia é não parar”, destaca a professora.

Aqueles que desejarem contribuir de alguma forma podem fazer contato com a professora, para orientações, pelo e-mail silvia.almeida@ifmg.edu.br ou pelo Whatsapp (31)98551-5066. É possível contribuir, também, por meio de uma vaquinha virtual: https://abacashi.com/p/combate-covid-19.