Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento “Por Elas em Ação” apresenta projeto “Dignidade Para Elas”

Evento “Por Elas em Ação” apresenta projeto “Dignidade Para Elas”

publicado: 05/08/2022 19h01, última modificação: 05/08/2022 19h17

O grupo Por Elas, orientado pela professora Érica Aniceto e composto pelas estudantes do IFMG - Campus Ouro Preto, Alice de Magalhães Pedroza, Cecília Giacomin Costa e Vitória Cristina do Amarante Campos Silva, do curso técnico integrado de Edificações, e Camilla dos Santos Ferreira, de Mineração apresentarão o projeto "Dignidade Para Elas" no evento "Por Elas em Ação" nos dias 09 e 10 de Agosto.

O projeto "Dignidade Para Elas", que tem como objetivo abordar e minimizar a pobreza menstrual, é fruto de uma iniciativa da equipe de estudantes de participar do "Power4Girls – Empower to Lead!", um programa oficial da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América no Brasil, em parceria com o Instituto Glória. A organização tem como objetivo fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, em preparação para o ambiente de trabalho do século XXI, e alçou o tema "Meio Ambiente e Sustentabilidade" este ano.

O grupo Por Elas foi uma das 20 equipes selecionadas para o "Power4Girls", no Brasil e nas presentes datas do evento, irão receber, em nosso campus, uma comitiva formada por representantes da Embaixada Americana e do Instituto Glória. Para a recepção, haverá um encontro com discentes do IFMG - Campus Ouro Preto, no dia 09/8, às 13h, e de escolas de EJA de Mariana assistidas pelo projeto, no dia 10/8, às 19h. Os encontros irão ocorrer no Auditório Arthur Versiani Machado.

Detalhes do projeto

O projeto "Dignidade Para Elas" tem como objetivo abordar e minimizar a pobreza menstrual, visando ao empoderamento de mulheres residentes em uma comunidade vulnerável do entorno do Campus Ouro Preto. Ao mesmo tempo em que o grupo de estudantes dá assistência, em forma de palestras, rodas de conversa e ações que visam ao empoderamento e ao resgate da dignidade das mulheres participantes do programa, também trabalham na produção de um protótipo de absorvente ecológico, produzido a partir de algodão orgânico, bioplástico biodegradável e celulose, que visam distribuir gratuitamente para o público assistido pelo projeto.

Prestigiar o evento e conhecer o programa, é uma oportunidade de crescimento para as alunas e para os(as) professores (as) orientadores(as). No Brasil, uma em cada quatro adolescentes não possui um absorvente durante seu período menstrual, logo o debate sobre acesso à higiene menstrual é um debate público emergente e necessário, é debater sobre saúde pública e de direitos humanos, são iniciativas que nos ajudam a construir um mundo melhor.