Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança e-book sobre ações inclusivas

IFMG lança e-book sobre ações inclusivas

publicado: 15/01/2021 14h55, última modificação: 15/01/2021 14h55

ebookEducar é um processo constantemente desafiador, principalmente em relação às garantias de acesso igualitário e inclusivo a todos no ambiente escolar. A necessidade de reunir informações sobre a articulação de estratégias de acessibilidade e atendimento educacional especializado resultou no e-book “Aprendendo a Conviver”, obra que marca o início das atividades da Editora do IFMG.

A publicação reúne textos escritos por servidores de 11 campi do IFMG e trazem relatos sobre as experiências vividas na área da Educação Inclusiva por meio das intervenções dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEEs).

Segundo a integrante das Políticas Inclusivas no IFMG, ligada à Diretoria de Assistência Estudantil, Aline Viana, o projeto teve início em abril de 2020 e surgiu a partir de discussões entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Assuntos Estudantis (Dirae) sobre a necessidade de disseminar a cultura da inclusão nos campi e fortalecer as ações desenvolvidas pelos NAPNEEs.

“O e-book traz diversas histórias que traduzem a sensibilidade das ações em busca da eliminação de barreiras, especialmente as atitudinais, para que os estudantes ganhem confiança em si”, disse ela ao destacar outros relatos que descrevem os procedimentos adotados no atendimento e acompanhamento, os desafios enfrentados, além dos avanços no processo de ensino-aprendizagem destes discentes e, principalmente, os impactos positivos causados pela mudança de visão de grupo e da instituição em relação à inclusão.

INSPIRAÇÃO - O título ‘Aprendendo a Conviver’ foi inspirado no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI para a UNESCO, organizado por Jacques Delors. O pilar ‘Aprender a viver com os outros’ destaca a promoção da convivência, que é uma das  missões dos NAPNEEs no IFMG.

FAÇA DOWNLOAD DO E-BOOK ‘APRENDENDO A CONVIVER’ AQUI

Fonte: Comunicação Reitoria