Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medalhistas: Estudantes do Campus Ouro Preto são premiados na OBA 2022
conteúdo

Notícias

Medalhistas: Estudantes do Campus Ouro Preto são premiados na OBA 2022

publicado: 01/12/2022 11h27, última modificação: 01/12/2022 12h54

Os estudantes Victor Gonçalves de Paula Neves, Vitor Matheus do Nascimento Moreira, Geovana Oliveira Gomes, Clara Moreira e Jerônimo Henrique Parma Mendes foram medalhistas da edição de 2022 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A premiação ocorreu no Campus Ouro Preto na última quinta- feira (24/12). 

O diretor de Ensino e professor de Física Gustavo Arrighi Ferrari, responsável pela organização local da competição, contou o grande significado da cerimônia para ele: “Essa premiação é um exemplo que vocês estão dando de que conseguimos alcançar grandes espaços com a educação pública de qualidade”, afirmou. 

 

Os ganhadores

O estudante Victor Gonçalves, aluno do curso técnico integrado de Automação Industrial do IFMG Campus Ouro Preto, conquistou a medalha de ouro na OBA pela terceira vez consecutiva, após recebê-las nas edições da olimpíada de 2020 e 2021. “É muito gratificante ter retorno do meu esforço nos estudos, graças a isso, e ao apoio do professor Gustavo, consegui chegar a essa classificação”, conta o aluno. Para Victor, colocar seus conhecimentos sobre astronomia e astronáutica em prática é uma dos pontos que mais o atrai a participar da OBA, além de ser uma forma do estudante obter um vislumbre de um futuro profissional na área.  

Vitor Moreira, também aluno do curso técnico integrado de Automação Industrial, também conquistou a medalha de ouro da OBA. O estudante, que já havia recebido uma menção honrosa pela olimpíada no ensino fundamental, uma medalha de bronze em 2020 pelo IFMG e de ouro em 2021, comemora pela segunda vez a conquista. O adolescente, que possui interesse pela astronomia e astronáutica desde sua infância, contou que sua busca por conhecimento é o que o motiva a participar da OBA há tantos anos. “Vencer esta olimpíada me motiva a querer participar mais vezes e a seguir pelo caminho das ciências” afirma o aluno.

Geovana Oliveira, também estudante do curso técnico integrado de Automação industrial, por sua vez, conquistou a medalha de prata em sua estreia na olimpíada. A aluna que sempre se interessou pelas estrelas viu na OBA a oportunidade de testar seus conhecimentos acerca do tema que tanto gosta: “Me sinto muito feliz pela conquista, pude ver que a astronomia para mim pode ser mais do que apenas um hobby”. Já a aluna Clara Moreira conquistou medalha de bronze nesta edição da OBA.

Aluno da Escola Estadual Dom Pedro ll, o medalhista de prata Jerônimo Parma recorreu ao IFMG para garantir sua inscrição na competição, já que sua instituição de ensino não estava participando da OBA. A força de vontade de Jerônimo em participar do programa ilustra como seu sonho de se tornar um astrofísico o move. "Tenho o sonho de seguir essa carreira, e coloquei em minha mente que não poderia perder a oportunidade de fazer essa prova", afirma. 

 

A Olimpíada 

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, sendo destinada a estudantes de todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio. 

 

Texto: Isadora Souza