Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NAPNEE promove rodada de discussões sobre deficiências; inscrições abrem nesta terça (05)

publicado: 04/10/2021 14h06, última modificação: 04/10/2021 15h11

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do IFMG - Campus Ouro Preto oferecerá uma série de cinco oficinas e um curso com foco na atuação docente mediante as deficiências apresentadas pelos alunos assistidos pelo Núcleo.

“Diálogos sobre as deficiências: uma ação do NAPNEE – Campus Ouro Preto” integra parte dos esforços do grupo de tornar mais eficazes o atendimento aos discentes, tendo como base nos objetivos estratégicos do Núcleo e seu plano de ação para o período de outubro de 2020 a fevereiro de 2022.

Já na próxima quinta (07), a primeira etapa do evento abordará temas referentes à deficiência intelectual e o processo de escolarização voltado para este público. O conteúdo da discussão será ministrado pela professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação (FaE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sirleine Brandão de Souza.

As oficinas serão conduzidas por professores especializados, perpassando por diferentes deficiências, orientadas pela ótica da prática pedagógica. São temas das ações a paralisia cerebral, os transtornos funcionais específicos da aprendizagem, o transtorno de ansiedade, a deficiência intelectual e os diagnósticos de deficiência em relação à família.

O público-alvo do evento são os membros do NAPNEE e os professores do Instituto que atuam com estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), embora haja a intenção de afinar as parcerias com os outros NAPNEEs de Minas Gerais e com o Núcleo de Educação Inclusiva da Universidade Federal de Ouro Preto (NEI).

Abaixo, a programação da série de oficinas:

QUINTA-FEIRA (07/10)

Diálogos sobre deficiência intelectual e a prática pedagógica

Apresentação: Sirleine B. de Souza

Inscreva-se aqui

QUINTA-FEIRA (14/10)

“Diálogos sobre: Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem”

Apresentação: Esther G. Silva

QUINTA-FEIRA (21/10)

“Diálogos sobre: Deficiência Intelectual”

Apresentação: Marco A. M. Franco

QUARTA-FEIRA (27/10)

“Diálogos sobre: Transtornos de Ansiedade”

Apresentação: Ricardo L. N. Moebus

QUINTA-FEIRA (04/11)

“Diálogos sobre: Diversos diagnósticos da pessoa com deficiência em relação com a família”

Apresentação: Ozana V. Leal

Todos os diálogos acontecerão de forma remota, nas plataformas Google Meet e MS Teams. Os inscritos receberão o link de acesso por e-mail.

As inscrições estarão disponíveis a partir desta terça-feira (05/10), via formulário online.

Para se inscrever na oficina 1 (Diálogos sobre deficiência intelectual e a prática pedagógica”) CLIQUE AQUI