Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra “Ensino de literatura: olhares metodológicos” com professora da UFRPE
conteúdo

Notícias

Palestra “Ensino de literatura: olhares metodológicos” com professora da UFRPE

publicado: 01/07/2020 16h39, última modificação: 01/07/2020 16h39

Data: 07/07/2020

Horário: 16h

Palestrante: Profª. Maria do Socorro Pereira de Almeida (UFRPE)

Mediação: Prof.ª Rafaela Kelsen Dias (IFMG - Campus Ouro Preto)

Resumo
A palestra “Ensino de literatura: olhares metodológicos”, a ser ministrada pela professora Maria do Socorro Pereira de Almeida (UFRPE) é ação componente de dois projetos desenvolvidos no Campus Ouro Preto sob coordenação da professora Rafaela Dias: o projeto de pesquisa “Ensino de literatura e avaliação formativa: a experiência de alunos das camadas populares" e o projeto de ensino "Além da medida: a avaliação formativa de literatura e os alunos das camadas populares".

Ambos os projetos são voltados à formação literária de discentes das camadas populares e, em sua etapa inicial, promovem um ciclo de palestras dedicados ao tema. Neste segundo encontro, a discussão é voltada às possíveis metodologias do ensino de literatura, especialmente em espaços de pouca tradição leitora.
É público-alvo desta palestra toda a comunidade acadêmica e, em especial, os professores de Língua Portuguesa do campus e os discentes da Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica.

 

A palestrante
Maria do Socorro Pereira de Almeida é Doutora em literatura e cultura pela UFPB; Mestre em Literatura e Interculturalidade pela UEPB e Especialista em Literatura brasileira pela UFPE, possui graduação em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife. É professora adjunta II da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UAST, coordenadora de área do PIBID (Programa Institucional de de bolsas de Iniciação à Docência) e Integrante do NDE Letras da UAST;

Tem projeto na linha de Literatura e ensino pelo GEPLE - Grupo de pesquisa em Linguagem e Educação na UFRPE/UAST e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRPE/UAG no Grupo de Pesquisa em Formação Docente. Também coordena o grupo de pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais (CNPC). É membro da Associação brasileira de Ecologia Humana (SABEH).
Trabalha na área de Letras em Teoria da literatura, Literatura Portuguesa, brasileira, popular e infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e meio ambiente, estudo do espaço na literatura, Literatura e ensino, Ecocrítica, Cultura, Sertão, Mulher e literatura.

Clique aqui para acessar o link no qual a palestra será realizada

palestra