Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão do Campus é tema de palestra em congresso destinado a mães
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão do Campus é tema de palestra em congresso destinado a mães

por Tatiana Toledo publicado: 13/06/2022 13h03, última modificação: 06/03/2023 11h32

O projeto de extensão “Criação e fortalecimento de uma rede de mães - Diário da Mãe em Construção: o poder do depoimento compartilhado” vem extrapolando terras mineiras e ampliando a participação de mulheres pelo Brasil.

No final de maio, a iniciativa foi tema de palestra proferida por sua idealizadora, a coach familiar Nivea Viana, em Petrópolis, durante a conferência PLANTE Oportunidades, voltada para mães, mulheres e empreendedoras. 

A ação é uma das atividades promovidas pelo movimento PLANTE, criado pela educadora parental Mônica Fioravanti. A proposta é oferecer orientação para que pais, responsáveis e educadores possam ter condições de lidar com situações desafiadoras na convivência e processo de desenvolvimento da criança e do adolescente.

O evento, que recebeu especialistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, tratou de temas do dia a dia que envolvem mães que precisam trabalhar, cuidar de si, do lar e do seu crescimento intelectual e profissional.

Diário

A proposta do projeto de extensão do Campus é fazer com que, ao escreverem cartas para publicação em um blog sobre tudo o que permeia o universo da maternidade, e ao lerem os demais relatos, as mulheres possam se identificar e aprender a partir da experiência de outras mães. 

De acordo Nívea Viana, o convite para palestrar foi uma oportunidade de dar mais visibilidade ao projeto de extensão, mas não somente. “O Diário da Mãe em Construção alcançou algumas mães em Petrópolis, que se aventuraram em escrever cartas e contar suas histórias. Participar da conferência foi, também, uma oportunidade de relatar como foi, para algumas delas, a experiência de escrever para o blog”, afirma. 

Para Nívea, estes relatos vão ao encontro de um dos objetivos do projeto: utilizar o ato de escrever como uma forma dessas mães estabelecerem uma conexão genuína consigo mesmas, ao tirarem um tempo para si e colocarem luz sobre o seu maternar. 

 

Conheça o Diário da Mãe em Construção: https://diariodamaeemconstrucao.com

 

Saiba mais sobre o projeto: 

Especial Elas inspiram | Empatia, sororidade e acolhimento: a força de uma rede de mães e do relato compartilhado