Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos do Campus Ouro Preto promovem jornada sobre ensino e avaliação de literatura na escola pública

publicado: 11/05/2021 17h16, última modificação: 11/05/2021 19h39

Nos dias 18, 19 e 20 de maio será realizada a jornada “Além da medida: reflexões sobre o ensino e a avaliação de literatura na escola pública”. As discussões finalizam projetos de ensino e pesquisa realizados entre julho de 2020 e abril de 2021 no IFMG - Campus Ouro Preto.

O evento tem como público-alvo professores e professoras de leitura do Campus Ouro Preto; alunos e alunas do curso de pós-graduação em Especialização no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica do Campus; professores e professores de leitura da região dos inconfidentes e demais interessados na temática a ser debatida.

O projeto de pesquisa “Ensino de literatura e avaliação formativa: a experiência de alunos das camadas populares" e o projeto de ensino "Além da medida: a avaliação formativa de literatura e os alunos das camadas populares" promoveram momentos de formação sobre a temática, coletaram dados pertinentes ao problema discutido e geraram relatórios e artigos a partir dos resultados alcançados.

Acreditando na pertinência de partilhar esses dados e de, especialmente, ouvir outras perspectivas sobre a questão, a equipe responsável pelo o evento convida os interessados a se inscreverem pelo formulário disponível em: https://bit.ly/2SL64BB

As inscrições poderão ser realizadas até uma hora antes de cada atividade. As mesas-redondas e o minicurso serão transmitidos pela plataforma Google Meet. Haverá emissão de certificados. Confira a programação:

DIA 1 – 18/05/21 às 15h30
Mesa-redonda | Metodologias do ensino de literatura e a escola pública

Componentes da mesa:

-   Helena Santos: professora do ensino fundamental I e coordenadora pedagógica.

-   Rodrigo Machado: professor do Curso de Letras da UFOP

-   Túlio Romualdo Magalhães: discente do Mestrado em Letras da UFMG

Mediação:

-   Rafaela Kelsen Dias: professora de Língua Portuguesa do IFMG Campus Ouro Preto

Objetivo da mesa: debater os entraves e apresentar possíveis caminhos para um ensino de literatura democrático e pleno no contexto da escola pública.

Plataforma de transmissão do evento: Google Meet (Link da videochamada: https://meet.google.com/qcb- atkr-bzt)

DIA 2 – 19/05/21 às 15h30
Mesa-redonda | Os alunos das camadas populares e literatura

Componentes da mesa:
-   Maria de Fátima Lisboa: professora do ensino fundamental II
-   Carlos Novais: professor do departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG.
-   Clara Lamacié: discente do Curso de Licenciatura em Geografia do IFMG Campus Ouro Preto.

Mediação:

- Carla Vicente (Técnica em Assuntos Educacionais do IFMG Campus Ouro Preto)

Objetivo da mesa: apresentar nuances da relação entre alunos das camadas populares e a leitura de livros literários e questionar os inúmeros estigmas atrelados a essa relação.

Plataforma de transmissão do evento: Google Meet (Link da videochamada: https://meet.google.com/cyr- pcbz-zpn)

DIA 3 - 20/05/21 às 15h30
Minicurso | Histórias de leitores: depoimentos sobre práticas em famílias de meios populares

Ministrante do minicurso: Fabiana Cristina da Silva – professora do departamento de educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas (GELPP/ UFRPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita (UFMG).

Sobre o minicurso: No minicurso, vamos conhecer algumas práticas de leitura em famílias de meios populares a partir dos depoimentos de diferentes sujeitos investigados. Esses depoimentos, advém das pesquisas de mestrado e doutorado da professora Fabiana da Silva, cujos resultados apontaram para a existência de um tipo particular de presença familiar, tanto na escolarização dos(as) filhos(as) quanto nas práticas de leitura. Essas famílias são compostas por pais com nenhum ou baixo grau de escolarização e que no período de formação dos(as) filhos(as) eram caracterizados como pertencentes aos meios populares.

Objetivo: Apresentar e discutir sobre práticas de leitura realizadas por famílias de meios populares (Pernambuco e Paraíba, 1940 -1980)

Temáticas abordadas: - Práticas e espaços de leitura; Mediações e materiais utilizados

Metodologia: os depoimentos dos membros das famílias estudadas serão a principal fonte de discussão e reflexão.

Número de vagas: 30

Plataforma: Google Meet (Link da videochamada: https://meet.google.com/rur-ajvf-tgr)

Equipe responsável pelo evento: Rafaela Kelsen Dias (coordenadora); Carla Vicente; Cássio Lignani; Clara Lamacié; Gil Marcos e Túlio Romualdo

registrado em: