Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Setembro Azul: Napnees reforçam ações de inclusão no IFMG
conteúdo

Notícias

Setembro Azul: Napnees reforçam ações de inclusão no IFMG

publicado: 25/09/2020 17h16, última modificação: 25/09/2020 17h16

Você sabia que o mês de setembro também é dedicado a comunidade surda no Brasil? Representado pela cor azul, o período é símbolo da luta pela inclusão social e reforça as discussões acerca da importância das escolas bilíngues no país, tendo em vista que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada a segunda língua oficial do país pela Lei nº10.436, de 24 de abril de 2002.  

Promover o respeito, valorizar as diferenças e a quebra de barreiras comunicacionais são alguns dos princípios que o IFMG busca estimular no meio acadêmico. É por meio dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) que ações de inclusão, acessibilidade e atendimento educacional especializado são articuladas em todos os campi.

São 15 intérpretes de Libras atuando nos campi Bambuí, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e São João Evangelista. Estes profissionais atendem estudantes e servidores surdos do IFMG e colaboram com as unidades acadêmicas que não possuem este profissional em seus quadros técnicos. 

Atualmente, os NAPNEEs atendem 102 estudantes com necessidades educacionais específicas tanto nos cursos técnicos quanto nos cursos de graduação. Em relação à tecnologia assistiva, aquisição de equipamentos, softwares e outros materiais didático-pedagógicos, o setor de Políticas Inclusivas ressalta que os NAPNEEs auxiliam e orientam os campi nas atividades relacionadas à inclusão e práticas educativas. 

A servidora Clarissa Fernandes é surda, professora de Libras e coordena o NAPNEE do Campus Ouro Preto. Segundo ela, o mês de setembro simboliza a luta contínua dos surdos por uma educação que priorize, reconheça e valorize a língua de sinais.  

“Em 11 de setembro de 1880, o Congresso de Milão baniu a língua de sinais da educação dos surdos. Os professores surdos foram proibidos de participar desse congresso, o que deixou prejuízos educacionais irreversíveis na vida dos surdos”, disse  Clarissa sobre um dos momentos históricos na trajetória de luta da comunidade surda.

Segundo a coordenação de Políticas Inclusivas são diversas as funções do NAPNEE, dentre elas: tradução e interpretação de artigos, livros e textos de um idioma para outro, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático pedagógicas em um outro idioma, reproduzindo em Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa, o pensamento e a intenção do emissor; além de assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.  

No início de setembro, o Campus Ribeirão das Neves ofertou dois cursos de extensão, na modalidade EaD: 'Libras como primeira língua para surdos' e 'Introdução à Libras e à Litratura Surda'. O objetivo é oferecer conhecimento gramatical e estrutural da Libras para jovens e adultos surdos que aprenderam a língua na informalidade e, ao público ouvinte, conhecimento inicial de Libras para comunicação com os surdos.

Tabela Periódica em Libras - Inédito no Brasil, a professora do IFMG - Campus Bambuí, Alda Ernestina dos Santos desenvolveu uma tabela periódica na Língua Brasileira de Sinais, a Libras, em formato digital e interativo. O material é gratuito e pode ser baixado neste link

Segundo a  professora, o projeto foi desenvolvido integralmente durante o período de pandemia, entre os meses de abril e julho. “Tive a ideia após participar de um curso online de Libras e também para contribuir na produção de materiais didáticos do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee). Todo o planejamento e criação do material, desde o layout até a configuração dos links de acesso aos elementos foi desenvolvido exclusivamente por mim”, contou.

setembro azul 1Aplicativo traduz textos para Libras - Criado por empreendedores sociais brasileiros, o aplicativo Hand Talk (disponível para iOS e Android) é um software gratuito que traduz simultaneamente mensagem de texto, de áudio e vídeo para a linguagem gestual por meio do Hugo, o intérprete 3D do aplicativo. A iniciativa já ganhou diversos prêmios, dentre eles, o melhor aplicativo social do mundo em evento promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2013 e, o prêmio Google AI Challenge (2019) para empresas que adotam inteligência artificial para gerar impacto social.

Cor Azul - Durante a 2ª Guerra Mundial, as pessoas com deficiência eram identificadas com uma faixa azul no braço pelos soldados nazistas. Anos depois, a fita voltou a ser usada como símbolo de luta contra a opressão e orgulho em pertencer a comunidade surda. A Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony) marcou este momento histórico em 1999. 

Setembro Azul 2

Saiba mais:

Professora do Campus Bambuí desenvolve tabela periódica em Libras

Conheça o trabalho dos NAPNEEs

Contato dos NAPNEEs no IFMG

Resolução 022/2016 - Regulamento do NAPNEE

Prêmio Conif de Jornalismo é entregue à Rede Minas pelo IFMG

 

Fonte: Comunicação / reitoria IFMG