Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Setor de Saúde apresenta dicas nutricionais para tempos de isolamento social
conteúdo

Notícias

Setor de Saúde apresenta dicas nutricionais para tempos de isolamento social

publicado: 08/04/2020 15h42, última modificação: 08/04/2020 15h45

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19), que está afetando todos os aspectos de nossas vidas, e especialmente em função do isolamento social necessário que nos impõe um novo modo de viver, uma alimentação saudável é primordial para manter a saúde e é especialmente importante para manter seu sistema imunológico em ótimas condições, sem esquecer das medidas de higiene necessárias para evitar as contaminações.

A nutricionista Vanessa Machado, do IFMG Campus - Ouro Preto, preparou algumas dicas que ajudarão a nos manter saudáveis.

Cuidado com as fake news! Não existe comprovação científica de que alimentos específicos protejam contra o coronavírus.

Alimentação na prática em tempos de COVID-19:

Minimize a ida aos centros de abastecimento durante a pandemia e se alimente de forma saudável. Quando necessário leve uma lista com os itens que precisará comprar.

Prefira utilizar os sistemas de compra online ou por telefone, mantendo assim o distanciamento social.

Prefira alimentos in natura, aproveitando o máximo do que eles podem oferecer (consumir cascas, caules, bagaços e sementes quando possível).

Limite as compras de alimentos industrializados, como batatas fritas, refrigerantes, biscoitos e sorvetes. Eles são ricos em calorias vazias e aumentam a sua conta.

Procure consumir todos os grupos de alimentos:

Nos lanches busque consumir leite e derivados, frutas e cereais integrais.

No almoço e jantar privilegie o consumo de legumes e verduras. Mas inclua também arroz ou outro carboidrato (de preferência integral), feijão ou outra leguminosa, carnes magras ou ovos.

O consumo de açúcares, sal, óleos e gorduras deve ser o mínimo possível.

Procure se hidratar adequadamente, consumindo cerca de 2 litros de água diariamente.

Manter uma alimentação saudável e diversificada, priorizando alimentos naturais, é importante para manter o sistema imunológico fortalecido e um bom estado de saúde geral.

Cuidados no armazenamento:

Antes de guardar os produtos nos armários ou geladeira proceda com a higienização dos mesmos:

Lave as embalagens com água e sabão e borrife solução clorada (consulte na embalagem da água sanitária a diluição recomendada pelo fabricante).

 Retire frutas, legumes e verduras das embalagens e armazene em fruteiras. Caso algum alimento vá para a geladeira, o mesmo deve ser lavado e colocado em solução clorada por 15 minutos. Enxaguado em seguida e armazenados em potes ou sacos próprios para refrigeração.

Fonte: Associação Brasileira de Nutrição