Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solenidade marca posse de novo diretor-geral do Campus Ouro Preto

Solenidade marca posse de novo diretor-geral do Campus Ouro Preto

por Tatiana Toledo publicado: 05/12/2019 23h00, última modificação: 10/12/2019 15h19

Foi realizada na noite do dia 27 de novembro, no Auditório Central, a cerimônia de posse do novo diretor-geral do Campus Ouro Preto,  professor Reginato Fernandes dos Santos, eleito para o quadriênio 2019-2023.

Compuseram a mesa de autoridades desta solenidade o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, a ex-diretora-geral do IFMG - Campus Ouro Preto, professora Maria da Glória dos Santos Laia, o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta e o ex-diretor da Escola Técnica Federal de Ouro Preto, Ronaldo Rebert Bayão Toffolo, além do novo diretor-geral empossado.

Em seu discurso, Reginato Fernandes, que é ex-aluno da Etfop, relembrou momentos que marcaram sua trajetória pessoal e profissional e pontuou circunstâncias que entrelaçam sua história de vida à da própria instituição. O diretor também ressaltou o ensino de qualidade ofertado pela Escola desde os seus primórdios e os desafios enfrentados em prol deste objetivo ao longo do tempo. “Desde 1944, com seus 13 primeiros alunos, esta Escola sempre prezou por proporcionar educação pública de qualidade a seus estudantes. Aqui formamos e precisamos continuar formando cidadãos, profissionais críticos, conscientes e questionadores, e não somente um técnico, um tecnólogo ou um licenciado. Para formar esse cidadão diferente, precisamos de uma Escola diferente, que entenda que o servidor não pode ser somente um número, um código, mas um formador. Nos dias de hoje, com alguns retrocessos, infelizmente, temos que provar que educar não é doutrinar, formar cidadãos críticos não é criar opositores, que precisamos de recursos financeiros para gerir uma instituição de ensino. Mas a luta não é problema para esta Escola, que sempre esteve na vanguarda das lutas por uma educação de qualidade”, destacou.

Reginato Fernandes também homenageou o professor e ex-diretor da Instituição, Arthur Versiani Machado. “Faço aqui minha homenagem ao professor e amigo Arthur, que me proporcionou oportunidades ímpares de aprendizagem profissional, pessoal e espiritual. Até suas últimas ações foram orquestradas com a sintonia de um maestro, de costas para a plateia, mas fazendo-a vibrar. E por falar em orquestra, recorro mais uma vez à sabedoria desse nosso grande personagem da nossa história, professor Ronaldo Toffolo, não pelo conhecimento musical, que também é amplo, mas para pegar emprestado as suas palavras dirigidas ao senhor Tarquínio José Barbosa de Oliveira, que vejo perfeitamente válidas para o amigo Arthur: ‘a morte é uma certeza, a vida é uma passagem, quanto mais preciosa a presença, mas doída é a sua perda.’ Ao amigo Arthur, todo meu carinho, admiração, e agradecimento”.

Na oportunidade, a ex-diretora Maria da Glória dos Santos Laia, que esteve pela segunda vez à frente da gestão do Campus entre 2015 e 2019, fez um agradecimento à sua família, aos servidores e à sua equipe gestora. “Escrevemos uma parte da história desta Instituição com muito carinho, respeito e trabalho. Foram dias de alegrias, lágrimas, embates, combates, dias de aprendizado, crescimento e amadurecimento. Saio com consciência tranquila do dever cumprido e muito melhor do que quando iniciamos nossa jornada à frente do campus. Aprendi com vocês, devo a vocês o que construímos, pois o fizemos juntos. Ao Reginato, que inicia essa nobre missão de estar à frente da direção desta renomada Escola, quero dizer que certamente vivenciará uma experiência única, incrível, desafiadora. Desejo-lhe, e à sua equipe, sucesso nessa caminhada. Cotem comigo, pois estarei sempre torcendo para ver a minha ‘Coteca’ cada dia mais atuante”.

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, agradeceu à ex-diretora pela parceria e afirmou seu desejo de ampliar a integração com o Campus Ouro Preto. “Já traçamos planos e metas para intensificar essa parceria. Faremos em breve uma reunião de trabalho entre nossa equipe e a nova equipe gestora desta Escola. Parabéns a todos que mantêm renomada esta Instituição, tão querida em nossos corações”, declarou o chefe do poder executivo municipal, que é, também, ex-aluno da casa.

O também ex-aluno, professor e ex-diretor da Instituição por 14 anos ininterruptos, Ronaldo Toffolo, contextualizou o cenário de criação da então Escola Técnica de Mineração e Metalurgia e relembrou a aula magna ocorrida em 15 de maio de 1944, proferida por Padre Mendes. “Estou muito feliz, esta é minha casa, esta é a outra casa da gente, sempre foi e será sempre. Padre Mendes dizia, em seu discurso original, que está comigo, batido à máquina, com as correções dele: ‘somos poucos, apenas 13 alunos e poucos professores, e acreditamos que seremos grandes’. O destino mostrou que ele, com a ajuda de tantos, fizeram essa história, para a glória desse país”.

Encerrando a solenidade de posse, o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, dirigiu suas palavras ao novo diretor-geral. “Certamente não é tarefa fácil administrar um Campus tão grande como este, que é o nosso maior em termo de estudantes, docentes, técnicos-administrativos e de maior história. Mas isso também deixará marcas muito profundas, emocionantes e valorosas para sua formação como ser humano. Tenho confiança de que fará uma boa gestão. Desejo sucesso a você e ao Campus Ouro Preto”.

A cerimônia contou, ainda, com uma apresentação do Coral do IFMG – Campus Ouro Preto e da aluna Fernanda de Melo Moreira, do curso Técnico em Metalurgia, que cantou, à capela, o Hino Nacional Brasileiro.