Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Troca de experiências: equipe de robótica recebe alunos e professora do IFNMG - Campus Salinas

por Tatiana Toledo publicado: 13/12/2019 12h52, última modificação: 13/12/2019 16h38

IFNMG visita FIREO Campus Ouro Preto recebeu, no dia 29 de novembro, a visita de sete alunos e da professora Maria da Penha, do IFNMG - Campus Salinas. O encontro foi motivado pelo interesse desta instituição em conhecer o trabalho desenvolvido pela FIRE, equipe de robótica do IFMG.

O grupo foi recebido pelo Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Hugo Rafael Gomes, que apresentou projetos desenvolvidos no Campus Ouro Preto, pelo professor André Almeida, coordenador da FIRE, que fez uma demonstração da parte mecânica e elétrica dos robôs aos visitantes, e pela capitã da equipe, a aluna Laryssa Gomes, que apresentou o Campus e o projeto de robótica aos estudantes. Demais integrantes da equipe de robótica também estiveram presentes, colocando-se à disposição para esclarecimento de dúvidas.

A estudante Patrícia Barbosa conta que, para os estudantes do IFNMG, a visita ao IFMG foi de extrema importância para o desenvolvimento do projeto no Campus Salinas. Ela faz um relato das impressões obtidas por ela e seus colegas durante a experiência: “estávamos sem uma direção certa do que íamos fazer, mas a FIRE nos mostrou um caminho que podemos seguir. Fomos muito bem recebidos pelos professores Hugo e André, que responderam nossas dúvidas, mostrando os desafios que podemos encontrar e como resolvê-los. Escolhemos visitar a FIRE pelo que já fizeram até agora, uma equipe recente que já apresenta ótimos resultados em grandes eventos. A FIRE nos motivou a continuar com o projeto e a buscar parcerias que possam nos auxiliar para o nosso crescimento. Agradecemos por nos receber tão bem e por contribuir com o nosso trabalho”.

A capitã da equipe FIRE, que é aluna do curso técnico em Automação Industrial, fala sobre o encontro."Quando o professor Hugo trouxe a notícia de que receberíamos alunos de outro campus que desejavam conhecer nosso trabalho, fiquei extremamente entusiasmada, mas bem nervosa também, por nunca ter feito nada parecido. Mas a experiência foi totalmente gratificante. Uma professora da área de Automação, Sílvia Almeida, sempre diz que todo conhecimento que temos deve ser repassado pra todas as pessoas que pudermos, e esse encontro foi, sem dúvida, um exercício a respeito disso. Muito gratificante poder fazer parte da história de uma equipe que, além de desenvolver muito bem o seu trabalho, consegue inspirar outros alunos a se aventurar no mundo da robótica, que é fascinante”, declara.

FIRE

Criada em 2017, a equipe de robótica do IFMG é composta por 23 estudantes dos campi Ouro Preto e Itabirito. Seu objetivo é desenvolver robôs de combate autônomos para participar de competições. Mais recentemente, o grupo alcançou o 4º lugar ao participar, pela segunda vez, da Winter Challenge, um dos principais eventos de combate de robôs da América, realizado anualmente.

A equipe divide-se nas áreas de Gestão, Mecânica, Programação e Marketing e recebe alunos de diversos cursos, que ingressam por meio de processo seletivo.

Acompanhe a FIRE nas redes sociais:
Facebook: @equipefirecombate
Instagram: @fire.equipe