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Análise de retenção de discentes nos cursos de graduação

Um dos grandes problemas de relevância no meio acadêmico brasileiro refere-se à retenção de discentes nos cursos de graduação, podendo atingir tanto instituições públicas como instituições privadas. A retenção discente a que nos ateremos neste estudo é aquela considerada como a condição em que o estudante demanda um tempo maior do que o estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para integralização da carga horária total do curso, resultando em permanência prolongada. Este fato ocorre de forma contrária ao propósito de muitas instituições, podendo afetar a percentagem de sucesso e muitas vezes também levar à evasão. Diante disso, temos por objetivo levantar os principais fatores que levam à retenção escolar de discentes nos cursos de graduação presencial do IFMG/Campus Ouro Preto matriculados no primeiro semestre letivo de 2018. No desenvolvimento da pesquisa, foi aplicado um questionário para os discentes retidos que aceitassem participar do estudo, apresentando questões voltadas às possíveis causas da retenção escolar e algumas questões pessoais, familiares e socioeconômicas. No momento, estamos trabalhando com algumas técnicas estatísticas como a Estatística Descritiva e a Estatística Multivariada, por meio de softwares estatísticos, para tratar e analisar os dados produzidos, traçar o perfil dos alunos e analisar as diversas variáveis simultaneamente. O projeto tem vigência até dezembro/2018 e como resultados iniciais foi constatado um número de 140 discentes retidos nos cursos de graduação presencial no campus (dados de março de 2018), entre os cursos de licenciatura e tecnologia existentes. Esse número compreende em torno 25% do número de matrícula ativas, um número relativamente expressivo para o contexto. Percebemos que alguns dos fatores que levam à retenção escolar de discentes nos cursos de graduação presencial do IFMG/Campus Ouro Preto são, em geral, as dificuldades em componentes curriculares relacionados a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Há também cursos que apresentam discentes retidos em disciplinas de síntese por dois ou mais semestres letivos consecutivos. Além disso, as disciplinas que são pré-requisito para outras também se constituem como fator de prolongação da integralização mínima dos alunos. Espera-se que os resultados obtidos durante o desenvolvimento da pesquisa possam nortear à gestão escolar possíveis medidas para tratamento e diminuição da retenção.

Palavras-chave: Retenção Discente, Análises Estatísticas, Educação Superior.

Bolsistas: Mayra Kissila Gomes
Orientador: Hudney Alves Faria de Carvalho
Co-orientador: Janaína Lessa de Paula