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Desenvolvimento de robôs como ferramenta didática no ensino de algoritmos de controle e estabilidade

A robótica no âmbito educacional é uma ferramenta motivacional importante no auxílio do processo ensino-aprendizagem que possibilita a inserção do estudante na cultura científica, transformando informações em conhecimento nas mais diversas áreas. Ela propicia ao discente a criação de soluções de hardware e software para um determinado desafio específico, criando soluções voltadas para o mundo real, tornando o aprendizado dinâmico e estimulante. Tal criação é capaz de unir atividades de mecânica, como a construção dos objetos controlados e atividades de raciocínio lógico, que envolvem cálculos de circuitos eletrônicos e desenvolvimento de programas que visam fazer com que determinado circuito eletrônico cumpra as atividades especificadas. Dentre as diversas classes de robôs utilizados no processo de ensino-aprendizagem, esse projeto utilizou duas delas, um robô da classe bípede e outro da classe sobre rodas. O robô da classe bípede é bastante interessante para o ensino de controle de articulações, implementação de algoritmos de estabilidade é montagem mecânica, e o robô da classe sobre rodas, instiga o discente a buscar soluções criativas para sua construção, desde a escolha dos materiais a qual eletrônica utilizar. O desenvolvimento de ambos, tornam o aprendizado dinâmico e estimulante, abordando diversas áreas do conhecimento, propiciando o desenvolvimento de diversas habilidades, agregando conhecimento aos envolvidos.

Palavras-chaves: Eletrônica, Controle, Robô bípede, Robô sobre rodas

Bolsistas: Carolina Sarah Pacceli Ferreira, Kélin de Oliveira Dias e Letícia Marotta

Orientador: André Luís Barroso Almeida

Co-orientador: Hugo Rafael Nogueira Gomes e Ricardo Sérgio Prado