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Desenvolvimento profissional docente nos Institutos Federais: Mapeamento e análise de programas desenvolvidos na região sudeste

Atualmente no Brasil existem trinta oito Institutos Federais (IFs), instituições que se estruturaram a partir a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Lei 11.892/08). Nesse contexto, os antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e Escolas Técnicas tiveram reestruturações significativas, que acarretaram novas configurações para o ensino nessas instituições. Essa expansão demandou a contratação um número expressivo de novos professores e sua inserção nessa realidade apresenta diferentes demandas. A docência nessas instituições apresenta particularidades em decorrência do perfil dos docentes, no ensino das disciplinas técnicas e no ensino superior, pois embora possuam ampla formação em sua área específica de conhecimentos em nível de pós-graduação, um número significativo de professores não possui formação para o magistério. Esse fato coloca para essas instituições a necessidade de desenvolver projetos de formação continuada de docentes que abordem as singularidades do processo de ensino, tendo por base os desafios enfrentados pelos professores no período do início na docência e durante a trajetória profissional. Sendo assim, programas e/ou projetos de desenvolvimento profissional docente tem sido apontados como alternativas para que as instituições possam minimizar esses problemas. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar programas de desenvolvimento profissional docente dos Institutos Federais localizados na região sudeste do Brasil. Nessa região estão localizados 9 dos 38 IFs do Brasil, sendo 5 em Minas Gerais, 2 no Rio de Janeiro, 1 em São Paulo e 1 no Espírito Santo. A pesquisa será realizada por meio levantamento dos programas via acesso ao site dos IFs e de seus campi. Os resultados desta investigação podem contribuir para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de programas de desenvolvimento profissional de docentes dos Institutos Federais.

PALAVRAS CHAVES: desenvolvimento profissional docente; formação continuada; Institutos Federais

Bolsistas: Karoline de Lourdes Abreu Souza e Luiz Carlos de Jesus Dias Maciel

Orientador: Geralda Aparecida de Carvalho Pena