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EDUCA.ATIVO – REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO INOVADORA NO ENSINO TÉCNICO

Ao longo da história da educação, surgiram diversas tendências pedagógicas, filosofias e metodologias de ensino. Como alvo das principais críticas ao processo de ensino e aprendizagem estão aqueles modelos alicerçados em tendências pedagógicas tais como o tradicionalismo e o tecnicismo. A pressão para mudanças radicais na educação tradicional torna-se cada vez maior e estudos apresentam evidências a favor de uma profunda reconsideração sobre como deveria se dar os modelos de ensino para uma aprendizagem mais efetiva para o atual contexto que vivemos. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é diagnosticar e incentivar o desenvolvimento de ações inovadoras no Instituto Federal de Minas Gerais/Campus Ouro Preto (IFMG/OP). Essa pesquisa se caracteriza por ser exploratória com o intuito de familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido. Quanto aos procedimentos utilizados foi feito um levantamento bibliográfico onde a partir dele foi desenvolvimento um "Roteiro de observação das escolas inovadoras", pesquisa documental das escolas visitadas e pesquisa de campo etnográfica com o uso da observação não participante. Foram visitadas duas escolas inovadoras, Escola da Serra em Belo Horizonte e Colégio Rudolf Steiner em Nova Lima. Para a coleta dos dados sobre o IFMG/OP foram desenvolvidos questionários para professores, gestores e alunos. O mesmo, foi desenvolvido contendo questões para diagnosticar as características inovadoras de ensino na instituição, além de avaliar as fortalezas e debilidades de se desenvolver (ou não) práticas inovadoras no ensino. Foi obtido um retorno de 31 questionários dos docentes do ensino médio/técnico e de 127 questionários discentes, os quais serão analisados na próxima fase do projeto. Um dos fatores limitantes da pesquisa foi a porcentagem (abaixo do esperado) de retorno dos documentos necessários por parte dos alunos e também das respostas do questionário enviados virtualmente a lista de docentes do campus. A pesquisa se encontra na fase de análise de dados, porém, uma discussão fundamental que deve ser levantada é que "a mudança das instituições passa pela transformação das pessoas que as mantêm"1. Caso a práxis não seja pautada numa ética da responsabilidade de todas as partes que compõe a escola e numa relação dialógica, os processos de inovação terão muito mais barreiras a serem superadas.

Palavras chaves: Inovação; Escola; Ensino-aprendizagem.

Bolsistas: Ana Guimarães Lara e Taciany Cristina Anastácio Oliveira

Orientador: Ana Flavia Leão Pereira