Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Março de 2018 a Dezembro de 2018 > HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO IFMG – CAMPUS OURO PRETO: 1950 A 1970
conteúdo

História do ensino de matemática no IFMG - Campus Ouro Preto: 1950 a 1970

Ao voltar-se para os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, percebe-se a importância de um trabalho, que promova o desenvolvimento do pensamento matemático de variadas formas: cultural e histórico; empírico, intuitivo e dedutivo; formal, indutivo e axiomático. Ao perpassar pelos aspectos nos formatos descritos, a proposta é construir junto ao estudante, um conhecimento amplo da ciência denominada Matemática. Além, compreender esta ciência, por vários vieses, desde uma ciência que promove o raciocínio lógico dedutivo à uma ciência que instrumentaliza e oferece técnicas e modelos para que, hoje estudantes e no futuro profissionais, desenvolvam continuamente processos e tecnologias para a sociedade. A construção ou a compreensão do conhecimento matemático é debatida por diversos autores. No campo da Educação Matemática, há propostas como: a utilização de tecnologias, de mídias, o uso dos livros didáticos e paradidáticos, a utilização de jogos, os laboratórios de matemática, os objetos de aprendizagem, o computador, vídeos, a internet, dentre outros. Tais propostas, vem vinculadas a metodologias deste campo: a Resolução de Problemas, a Investigação Matemática, a Modelagem Matemática. Para este projeto, torna-se especial a História da Matemática. Deste modo, procura-se utilizar a História da Matemática como recurso didático e metodológico na compreensão da necessidade e do desenvolvimento desta ciência, voltados, para os seus aspectos: social, cultural e histórico. Uma maneira d compreender os conteúdos, presentes nesta disciplina, de forma intrínseca aos aspectos enunciados. Verifica-se que há possibilidade de extrapolar a mecanicidade, muita das vezes, de um ensino tradicional, onde o estudante pratica as técnicas e as reproduz. Aqui o estudante, é convidado a ver e a refletir a construção do conhecimento Matemático como criação humana. Aproximar o estudante deste conhecimento, verificando, que este, surge em um espaço e uma época, que tem por detrás uma história, as vezes, até conflituosa. É Um conhecimento que surge devido a necessidades, sejam estas do quotidiano ou formais. Que ao invés de uma apresentação linear, como realizada em sala de aula, é construído de modo embaraçado. Que foi e ainda é um conhecimento em movimento que necessitou e necessita de seres pensantes.

Palavras-Chaves: História da Matemática, Recurso Didático, Conhecimento Matemático;

Bolsistas: Ana Gabrielle Abreu de Jesus e Mariana Gonçalves Miranda
Orientador: Thiago Neves Mendonça