Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Março de 2018 a Dezembro de 2018 > Utilização de programação computacional como ferramenta didática no ensino de genética.
conteúdo

Utilização de programação computacional como ferramenta didática no ensino de genética

A biologia é a ciência que estuda os mecanismos de regulação dos organismos e as interações dos seres vivos com o meio-ambiente. Dos diversos ramos da biologia, a genética é aquele que contempla temas relacionados à hereditariedade, e, consequentemente, à evolução, com implicações econômicas, éticas e sociais. Diversos trabalhos apontam a genética como um dos tópicos da biologia com maiores níveis de dificuldade de aprendizagem, especificamente em função da abstração dos conceitos, necessidade de conhecimento prévio sobre citologia, terminologia específica e conteúdo lógico e matemático relacionados. Em contraponto, a aprendizagem de genética pode ser favorecida por alguns recursos didáticos, como, por exemplo, a utilização de trabalhos interdisciplinares. A vocação interdisciplinar da computação sempre contribuiu com o desenvolvimento de métodos e produtos para solução de problemas nas mais diversas áreas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo buscar novas metodologias didáticas para o ensino de genética pela utilização da programação computacional. Assim, espera-se a colaboração entre as disciplinas e realização de trocas recíprocas e enriquecimento mútuo, de acordo com os preceitos da interdisciplinaridade. Foram desenvolvidos dois protótipos utilizando a linguagem de programação C++, cuja lógica permitiu a resolução de situações problema relacionados aos conceitos da Primeira Lei de Mendel. O terceiro protótipo foi desenvolvido a partir da mesma atividade utilizada no Protótipo 2, porém, utilizando a linguagem Android. Essa mesma linguagem de programação foi utilizada para o desenvolvimento de um App capaz de realizar simulações de cruzamentos com dois fenótipos combinados, ou seja, baseado nos conceitos da Segunda Lei de Mendel. Os protótipos desenvolvidos visaram a organização lógica das ideias necessárias ao entendimento e resolução dos problemas de genética. Esses protótipos permitiram ao usuário a interação com a máquina, a qual pode, por exemplo, verificar as combinações alélicas e calcular as probabilidades fenotípicas resultantes. Como conclusão, foi observada a utilidade da programação de computadores, através do raciocínio lógico exigido na sua implementação, como ferramenta didática para o ensino de genética. Considerando tudo isso, pode-se que concluir que a programação computacional pode vir a ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem de genética.

Palavras-chave: Genética; Programação computacional; Ensino-aprendizagem; Interdisciplinaridade.

Bolsistas: Carlos Oliveira Pereira e Célio Júnio Mendonça das Dores

Orientador: Thalita Macedo Araújo

Co-orientador: Osvaldo Novais Junior , Míriam Conceição De Souza Testasicca, Margaly Aparecida De Aguiar Vita, Keila Lopes Mendes e Raphael Hermano Santos Diniz