Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Área de Imprensa > Conhecimento em um minuto > Orientação de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em restaurantes do município de Ouro Preto-MG
conteúdo

Orientação de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em restaurantes do município de Ouro Preto-MG

por Tatiana Toledo publicado 15/10/2021 15h50, última modificação 15/10/2021 15h50

 Justificativa

O projeto se justifica pelo fato de que busca atender a uma necessidade do comércio de alimentação, bem como da população, visando à proteção da saúde dos colaboradores e das pessoas que utilizam esse tipo de serviço. 

É fato que as Boas Práticas de Higiene são essenciais na prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos, mas, neste momento, tais práticas devem ser aprimoradas, a fim de contribuir para o controle da Pandemia de COVID-19

 

Objetivos 

Orientar sobre as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em restaurantes no Município de Ouro Preto-MG, como forma de prevenir a COVID-19 e as Doenças Transmitidas por Alimentos.

 

Metodologia

Através de dados apurados sobre as condições dos estabelecimentos do município de Ouro Preto, foram selecionados os restaurantes participantes. 

Após extensa pesquisa bibliográfica a respeito dos temas boas práticas de manipulação de alimentos, manuais de boas práticas, procedimentos operacionais padronizados, legislação pertinente e ações recomendadas pelos órgãos de saúde para restaurantes e estabelecimentos frente à pandemia e COVID-19, foi dado início a produção de manuais de boas práticas de alimentos e a produção de material para treinamento dos colaboradores dos estabelecimentos participantes. 

A próxima etapa do projeto será a execução do treinamento com os colaboradores dos restaurantes participantes.

 

Resultados esperados

Ao final do projeto, almeja-se que para os participantes ocorra a implantação ou melhoria das práticas de manipulação de alimentos, com impacto direto na qualidade e segurança dos alimentos e produtos, produzidos principalmente com foco nos cuidados e proteção em relação ao COVID-19, beneficiando, assim, a comunidade onde estão inseridos. 

Soma-se a isso a capacitação e o crescimento dos colaboradores participantes do treinamento, e o fortalecimento do vínculo entre sociedade e academia.

 

 Equipe

Coordenador: Letícia Terrone Pierre

Membros da Equipe: Thalita Macedo Araújo (Coordenadoria de Biologia)

Discentes:

Cecília Ferreira Januzzi Campos de Almeida

Diogo França Arruda

Eduarda Dutra Rodrigues

 

Contato

Email do projeto: boaspraticas2021ifmg@gmail.com

Email do coordenador: leticia.pierre@ifmg.edu.br

Email discente: diogo.arrudaf@outlook.com