Você está aqui: Página Inicial > Menu > Ensino > Biblioteca > Bibliotecas Digitais
conteúdo

Bibliotecas Digitais

 

Bibliotecas Virtuais:

 Biblioteca Virtual

      

 

 

Periódicos:

 

Biblioteca de Dissertações e Teses:

bdtd

 

CULTURA ACADÊMICA

Disponibiliza livros digitais da Coleção Propg - Editora Unesp e Selo Cultura Acadêmica desde 2010.

Link para acesso: http://www.culturaacademica.com.br/

 

NORMAS TÉCNICAS

Target GEDWeb é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios. Ele oferece acesso unificado a toda regulamentação técnica (normas, regulamentos, portarias, resoluções, etc.) com destaques das publicações regulamentares mais recentes. O Target GEDWeb rastreia e atualiza, diária e automaticamente, centenas de milhares de regulamentações técnicas , entre elas: Normas ABNT NBR/NM; Normas Internacionais e Estrangeiras (BSI, AFNOR, AENOR, JIS, ASME, API, IEEE, NFPA e outras); Diários Oficiais; Projetos de Norma Brasileira em Consulta Nacional; Regulamentos Técnicos/Portarias do INMETRO; Normas Regulamentadoras do MTE; Resoluções; Procedimentos ONS; Procedimentos ANVISA; Resoluções MAPA; Legislações CONAMA; etc.

O IFMG possui assinatura de 200 normas da ABNT,selecionadas de acordo com o projeto pedagógico dos cursos superiores ofertados pelo IFMG. As normas são disponibilizadas, no catálogo da Rede de Bibliotecas do IFMG.

Importante: acesso exclusivo por meio do catálogo online, onde deve-se pesquisar o termo desejado, selecionar a aba “Pesquisa Target GEDWeb“, clicar no ícone “cadeado” e inserir seu usuário/senha da biblioteca.

Normas disponibilizadas.

Tutorial para acesso.

 

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.
Atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.

O Portal de Periódicos da Capes, permite localizar:

-Periódicos;
-Bases de dados referenciais;
-Bases de dados de textos completos;
-Teses e dissertações;
-Patentes;
-Livros e outras fontes.

Acesso

A partir de qualquer local, os alunos e servidores podem acessar o Portal por meio da Rede CAFE (Comunidade Acadêmica Federada) mantida pela Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP). Basta usar os mesmos usuário/senha utilizados para acessar o Portal Meu IFMG e seguir os seguintes passos:


1) Acesse o Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br),

2) Localize o texto ACESSO CAFE, que é o primeiro na parte da superior da página do Portal, em seguida clique neste menu.

3) Na página que é aberta, selecione o IFMG, utilizando o menu "Selecione uma instituição", e clique na caixa Enviar.

4) Em seguida será aberta uma página na qual se deve inserir o mesmo login e a senha utilizados para acessar o portal Meu IFMG/Conecta.

Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados. Estes terminais são autorizados a partir do registro do IPs da instituição junto à Capes, que verifica a validade e propriedade dos mesmos. Não há necessidade de senha ou de identificação de usuários.

 Pesquisa

Para iniciar uma pesquisa bibliográfica sistemática, de ampla cobertura e metodologicamente correta, comece a sua busca pelas bases de dados referenciais.
Por meio das bases referenciais é possível identificar artigos de periódicos e outros documentos científicos e técnicos publicados, sobre um assunto específico ou por um determinado autor, independente do periódico em que os trabalhos apareceram. Os resumos informam sobre o conteúdo do documento e permitem avaliar com maior precisão sua relevância para a pesquisa e a conveniência de consultar ou imprimir o texto completo. O texto completo pode ser conseguido através dos periódicos disponíveis, ou, através de sistema online à Rede Bireme – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, e ao Comut/Ibict, pelos quais, são recuperados documentos existentes no Brasil e Exterior.

Para sua pesquisa, escolha as bases de dados apropriadas para sua área de interesse. Use várias bases para obter uma cobertura completa e interdisciplinar.

O Portal disponibiliza bases de dados em todas as áreas do conhecimento:

-Multidisciplinares;
-Ciências Biológicas;
-Ciências da Saúde;
-Ciências Agrárias;
-Ciências Exatas e da Terra;
-Engenharias;
-Ciências Sociais Aplicadas
-Ciências Humanas;
-Linguística, Letras e Artes.

Link para acesso: http://www.periodicos.capes.gov.br/

 BIBLIOTECA VIRTUAL

Antes denominada Biblioteca Virtual Pearson, a Biblioteca Virtual é um acervo de livros digital composto por milhares de títulos, que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, entre outras. Além dos títulos da Pearson, a plataforma conta com títulos de editoras parceiras:  Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicologo, Ática, Spcione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexikon, Callis, Summus e Interciência. A Biblioteca Virtual possui aplicativo para tablets e smartphones (Android e iOS) disponíveis para download gratuito no Google Play e App Store.

Importante: o primeiro acesso deve ser realizado através do catálogo online da biblioteca. Quando abrir o e-book, volte a tela principal da Biblioteca Virtual (BV), preencha os dados do seu perfil e altere a senha. A partir de então, se desejar, você poderá acessar os livros diretamente na BV (utilizar CPF, senha cadastrada na plataforma e selecionar a instituição IFMG)

Tutorial para acesso

Manual de uso

 

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES

 A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.

Inicialmente denominada Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e, atualmente, denominada Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no âmbito do Programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), tendo o seu lançamento oficial no final do ano de 2002.

Link para acesso: http://bdtd.ibict.br/vufind/

 

DOMÍNIO PÚBLICO

O Portal Domínio Público, constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

 Foi lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Link para acesso: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

 

SCIELO

O Scielo é uma biblioteca digital de periódicos científicos com conteúdos das diversas áreas do conhecimento.

Em junho de 2013, a Rede SciELO cobria 14 países ibero-americanos mais a África do Sul, cada um deles publicando uma coleção de periódicos nacionais na rede. Também existem duas coleções temáticas multinacionais na rede. Juntos, estes países indexam cerca de mil títulos de periódicos, em que são publicados mais de 40 mil artigos por ano. A rede publicou até hoje um total de mais de 400 mil artigos de acesso aberto, verificando-se uma média diária de mais de 1,5 milhões downloads de artigos, sendo 65% deles em PDF e 35% em HTML.

Link para acesso: http://www.scielo.org/php/index.php?lang=pt

 

 

PERIÓDICOS ELETRÔNICOS

Ambiente Construído

Cerâmica

Informes de la Construccion

Materiales de Construccion

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)

Revista Construção Metálica

Revista DAE

Revista de Ensino de Engenharia

Revista de Escola de Minas - REM

Revista Eletrônica de Engenharia Civil - REEC

Revista Ibracom de Estruturas e Madeira

Revista Matéria

Revista O Empreiteiro

Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas

Teoria e Prática na Engenharia Civil