Napnee
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, criado por portaria instituída em cada campus, é um Núcleo de assessoramento, que medeia a educação inclusiva, a acessibilidade e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O público alvo do NAPNEE é constituído por alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades e com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.
Entende-se como alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento das relações sociais, da comunicação ou estereotipias motoras ( incluem -se nessa definição alunos com Transtorno do Espectro Autista). Já os que apresentam potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento, isoladas ou combinadas, nas esferas intelectual, artística e criativa, cinestésico-corporal e de liderança são cognominados superdotados.
Missão
O NAPNEE tem por finalidade promover a convivência e o respeito à diferença. Para tanto, tem como missão:
I. Propor, discutir e executar ações que promovam a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais nos campi do IFMG e nas comunidades em que eles se inserem; a atenção ao educando com necessidade educacional específica no campus; a inserção das temáticas inclusivas no ensino, na pesquisa e na extensão do IFMG; a disseminação da cultura da inclusão nos campi do IFMG; e. a sensibilização e a capacitação de servidores e de outros membros da comunidade escolar.
II. Articular os diversos setores da instituição nas atividades relacionadas à inclusão e orientá-los na definição de prioridades de ações, na aquisição de equipamentos e softwares de tecnologia assistiva e outros materiais didático-pedagógicos a serem utilizados nas práticas educativas.
III. Participar dos processos de construção e adaptação de políticas de acesso e permanência, no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, de modo a atender as pessoas com necessidades educacionais específicas.
IV. Assessorar os dirigentes dos campi do Instituto Federal de Minas Gerais nas questões relativas à inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas.
V. Elaborar o Plano de Ações de Atendimento do NAPNEE, de acordo com as demandas de cada campus.
VI. Participar das comissões que organizam os processos seletivos e exames vestibulares, a fim de orientar a equipe local e os candidatos com necessidades específicas.
VII. Contribuir na elaboração dos editais de seleção e contratação dos servidores cujas atividades estejam direta ou indiretamente ligadas às situações de inclusão.
VIII. Auxiliar e orientar a Instituição na instalação, manutenção e utilização dos equipamentos de tecnologia assistiva.
IX. Acompanhar a vida acadêmica dos alunos com necessidades educacionais específicas, de forma a viabilizar as condições necessárias para a sua permanência na Instituição.
X. Constituir Comissão de Trabalho para emissão de parecer indicativo da necessidade de “Adaptação Curricular”, após análise de matrícula de aluno que apresenta laudos e outros documentos comprobatórios de necessidades educacionais específicas.
XI. Elaborar, quando necessário, adaptação curricular e programa de atendimento ao estudante com necessidades educacionais específicas, em conjunto com os coordenadores de curso e de áreas, docentes, psicólogos e coordenação pedagógica dos campi e auxiliar os docentes na adequação das práticas pedagógicas.
XII. Elaborar e estimular a elaboração de projetos e editais de apoio a programas que visem fomentar as ações inclusivas no instituto.
XIII. Cuidar da divulgação de informações sobre os Programas de Inclusão do NAPNEE.
XIV. Contribuir para que o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMG e os Projetos Pedagógicos de Cursos dos campi contemplem a educação inclusiva e a acessibilidade, conforme a legislação vigente.
XV. Articular e promover parcerias e convênios, tendo em vista a troca de informações, experiências e tecnologias inclusivas, bem como o encaminhamento para diagnóstico e para o Atendimento Educacional Especializado.
Equipe local do NAPNEE:
Eugênia de Souza - Pedagoga
Tobias Ribeiro - Representante do Corpo Docente
Aracelli Gonçalves - Representante do Corpo Técnico Administrativo
Derlon Silva - Representante do Corpo Discente
Contato: napnee.piumhi@ifmg.edu.br
Resolução nº 22/2016 - Regulamento do NAPNEE
Acontece no NAPNEE
NAPNEE promove a “Mostra de Artes dos Estudantes da APAE de Piumhi”
IFMG - Câmpus Avançado Piumhi promove o I Seminário Educacional
I Gincana do Campus Avançado Piumhi é iniciada com palestra
Piumhi promove o I Seminário Educacional
Campus Avançado Piumhi promove eventos para lançar políticas de inclusão no IFMG