Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NAPNEE promove a “Mostra de Artes dos Estudantes da APAE de Piumhi”

NAPNEE promove a “Mostra de Artes dos Estudantes da APAE de Piumhi”

Exibir carrossel de imagens Artesanato produzido pelos alunos da APAE

Artesanato produzido pelos alunos da APAE

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNEE, do IFMG Campus Avançado de Piumhi, promoveu, no dia 03 de dezembro, a “Mostra    de   Artes   dos    Estudantes   da    APAE   de   Piumhi”.

Nesta mesma data, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piumhi abrilhantou a comemoração e sensibilizou a comunidade interna e externa do Campus Avançado Piumhi sobre as capacidades múltiplas que os estudantes dispõem para produzir artes diversas, independentes de suas limitações.

Foram expostos diversos produtos artesanais, tais como temperos, quadros, panos de prato, toalhas de mão e de rosto, enfeites feitos com cabaça, potes de vidro e de lata decorativos, porta-canetas, pesos de porta, além de alguns objetos confeccionados com materiais recicláveis.

Todos os produtos apresentados durante a Mostra foram confeccionados pelos estudantes da APAE, em parceira com o Clube de Mães, constituído pelas mães dos estudantes que frequentam a instituição.

O NAPNEE contou com a colaboração dos funcionários e estudantes da APAE, representados por Ana Maria Ferreira Faria, Diretora Geral da Associação, Vânia Alves Ferreira Mendes, professora, e José Luís Reis Alves, estudante da APAE, aos quais estendemos nossos agradecimentos.

Apresentamos, a seguir, alguns depoimentos de pessoas que prestigiaram a Mostra de Artes:

"O evento realizado no Campus Avançado Piumhi, com o intuito de comemorar O dia internacional das pessoas com deficiênciapode contribuir para uma outra visão sobre as pessoas que possuem alguma necessidade específica a respeito de suas limitações, pois colocamos essas limitações de uma forma tão aflorada que não permitimos que as pessoas exerçam várias atividades, por acharmos que não conseguiriam realizá-las. No entanto, este evento mostrou o contrário, dando a oportunidade para os alunos do IFMG Campus Avançado Piumhi e para a sociedade de ver que essas limitações são apenas obstáculos que impedem que eles mostrem seus potenciais. No decorrer do evento, algo que me chamou a atenção foi um quadro que imita uma pintura de Romero Britto, porém, não foi utilizado tinta, mas bolinhas de papel crepom, retratando as cores e os desenhos de uma maneira perfeita. Essa pintura me mostrou o quanto colocamos obstáculos a frente dessas pessoas, que tanto têm para nos ensinar."  Derlon Silva – Estudante do 5º Período do Curso de Graduação em Engenharia Civil.

“Penso que a abertura de espaço para a integração da comunidade e o IFMG Campus Avançado Piumhi amplia o desejo e a necessidade da comunidade local de estar lado a lado com o IFMG, tornando-o cada vez mais forte e presente na comunidade. O evento solicitado pelo NAPNEE e realizado pela APAE, em parceria com o IFMG, divulgando os trabalhos realizados por seus alunos, pode conscientizar a comunidade presente de que os assistidos pela APAE são capazes de desenvolver, moldar, trabalhar e fazer arte, têm força de vontade e especialmente felicidade para distribuir ao próximo. Acredito que estes momentos descontraem os alunos da Associação e os tornam mais presentes em nossa sociedade, além de nos fazer repensar nossa atitude para com o outro.”  Eduardo Teixeira Franco – Servidor do IFMG.

“Falar sobre as apresentações e artes feitas pelos alunos da APAE para mim é motivo de orgulho, pois sei muito bem o quanto é importante para eles sentirem-se capazes. E prova que as limitações de um ser humano não os impede de ser ou de fazer algo de bom e belo. Não gosto da palavra deficiente, pois não andar ou não acompanhar um raciocínio rápido não é uma deficiência e sim, um limite, no meu ponto de vista. Podemos pegar a pessoa mais inteligente e ativa de nosso meio e colocá-la em uma área que não domina e veremos sua limitação. Fui mãe de um aluno da APAE e por 11 anos vi e aprendi muitas coisas boas, como colocar-me de pé todos os dias e mesmo o meu físico não estando bem, sorrir e cantar, porque eles simplesmente são assim, alegres, lutadores, amorosos e capazes de surpreender a todo instante de nossa vida.” Cláudia Rodrigues Silva (mãe de Thiago Alexandre) colaborada do Campus.

“Achei tudo muito bonito e bem feito, inclusive foi um incentivo para que eu possa espelhar nos trabalhos feitos por eles. Gostei tanto que até comprei alguns.” Lucimara de Jesus Souza – Colaboradora do campus.