Você está aqui: Página Inicial > Ensino > ENCCEJA
conteúdo

ENCCEJA

por ana.guimaraes publicado 03/04/2019 14h24, última modificação 03/04/2019 14h24

Encceja.jpg

INFORMAÇÃO SOBRE CERTIFICAÇÃO DO ENCCEJA 2018

Os candidatos que realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) poderão solicitar a emissão de dois tipos distintos de documentos certificadores junto ao IFMG Campus Avançado Ponte Nova:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio: O documento reconhece oficialmente que o educando cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum ao Ensino Médio.  


Para efeito de certificação de conclusão do ensino médio é permitido o aproveitamento das Declarações Parciais de Proficiência obtidas:

a. Nas edições do Encceja realizadas no exterior a partir de 2011 (ensino médio);

b. Nas edições do Enem de 2009 a 2016 (ensino médio);

c. Nas edições do Encceja Nacional realizadas a partir de 2017 (ensino médio); e

d. Nas edições do Encceja PPL realizadas a partir de 2017. 


O IFMG não realizará aproveitamento de notas de Declarações Parciais de Proficiência obtidas por meio de exames não mencionados nas alíneas de “a” a “d” descritas acima. 

  • Declaração de Proficiência:  A certificação parcial comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas do Ensino Médio) nas áreas avaliadas pelo Encceja.


SÃO EXIGIDOS OS SEGUINTES REQUISITOS:

a. Indicar, no ato da inscrição, uma das unidades do Instituto Federal de Minas Gerais como a Instituição Certificadora;

b. Possuir, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame;

c. Atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame; e

d. Atingir o mínimo de 5 (cinco) pontos na Redação. 


Em razão de sua natureza e das diretrizes da matriz de referência do Encceja, a prova de Redação é concebida como integrante de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para obter aprovação na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá atingir ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva e o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame. 


SÃO EXIGIDOS OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

Os interessados deverão abrir requerimento no campus do IFMG indicado no ato da inscrição, apresentando a seguinte documentação:

a. Carteira de Identidade, ou outro documento oficial com foto (original e cópia);

b. Cadastro de Pessoa Física - CPF (cópia);

c. Boletim Individual de Resultados do Encceja;

d. Requerimento – Formulário de Solicitação (clique aqui)


E nos casos de aproveitamento de resultados para a obtenção da Certificação os interessados deverão apresentar, também, a(s) Declaração(ões) Parcial(is) de Proficiência do(s) exame(s) realizado(s) anteriormente.

 Todos os documentos deverão estar perfeitamente legíveis e isentos de rasuras.

 
PERÍODO DA SOLICITAÇÃO:   

O Certificado de Conclusão do ensino médio ou a Declaração Parcial de Proficiência poderá ser solicitado a qualquer tempo nas Secretarias Acadêmicas do campus do IFMG indicado no ato da inscrição.

 HORÁRIO: de 14:00 as 19:00 h.

 PRAZO DE ENTREGA: até 60 dias.