Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2ª Convocação dos candidatos do processo seletivo para a banca de heteroidentificação
conteúdo

Notícias

2ª Convocação dos candidatos do processo seletivo para a banca de heteroidentificação

Candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) ou indígenas passarão por entrevista de heteroidentificação
publicado: 24/01/2023 11h03, última modificação: 24/01/2023 11h05

O IFMG Campus Avançado Ponte Nova convoca para a banca de heteroidentificação os candidatos do processo seletivo do primeiro semestre letivo de 2023 que se autodeclaram às vagas reservadas para negros, pretos, pardos e indígenas (L2, L6, L10 e L14).

Regulamentado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), via Portaria Normativa nº 4/2018, o procedimento de heteroidentificação é um dispositivo complementar à autodeclaração e visa evitar fraudes no acesso às vagas da política de cotas raciais.

No IFMG, a comissão de heteroidentificação é formada por profissionais com experiência na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo. Tal comissão utilizará o critério fenótipo para avaliar os candidatos, ou seja, serão observadas características físicas como textura do cabelo, formato do nariz, do rosto e dos lábios. Não será levada em consideração a ascendência familiar (pais e/ou avós negros). 

COMO FUNCIONA A HETEROIDENTIFICAÇÃO?

O candidato autodeclarado para as vagas destinadas aos negros (pretos ou pardos) ou indígenas e classificado no Processo Seletivo deverá passar pelo processo de heteroidentificação presencial.

Candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal.

Nos dias da entrevista, o/a candidato/a deverá levar os seguintes documentos:

a) Documento de identificação oficial com foto.

b) Formulário de Autodeclaração Étnico Racial (ANEXO II E), conforme enviado via sistema de matrícula.

c) Além dos documentos acima, o/a candidato/a indígena deverá apresentar a declaração oficial emitida pela FUNAI ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento étnico (ANEXO II F), conforme enviado via sistema de matrícula.

O/a candidato/a deverá observar as datas e os horários específicos da convocação, enviada via e-mail.

Conforme determinação do Código Civil, candidatos/as com idade inferior a 18 anos deverão ser acompanhados/as por seus representantes legais durante todos os processos de registro e matrícula no IFMG, incluindo o procedimento de heteroidentificação. (Código Civil - Lei 10406/02 | Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002).

O procedimento será realizado na forma de uma entrevista com o/a candidato/a pelos membros da Comissão de Heteroidentificação, promovida sob a forma presencial.

O procedimento de heteroidentificação será filmado e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos candidatos.

O resultado provisório do procedimento de heteroidentificação será publicado na página do campus na qual o candidato se inscreveu.

ATENÇÃO: Item 17.10 do edital: Os candidatos que não forem aprovados no procedimento de heteroidentificação serão eliminados do processo seletivo.

O processo de heteroidentificação será realizado no IFMG Campus Avançado Ponte Nova no endereço Praça José Emiliano Dias, 87, Centro, Ponte Nova CEP 35.430-034.

 

CANDIDATOS CONVOCADOS

Os candidatos deverão chegar entre 08h30 e 09h00, no endereço do IFMG Campus Avançado Ponte Nova, localizado à Praça José Emiliano Dias, 87, Centro, Ponte Nova CEP 35.430-034.

Candidatos convocados para Banca de heteroidentificação dia 27/01/2023.

 
NOME CURSO
AMANDA GUIMARÃES GOMES Técnico Integrado em Administração
ANA LUIZA MATOSO XAVIER Técnico Integrado em Administração
ERICK JUNIO DIAS MARTINS Técnico Integrado em Informática
MATHEUS DE OLIVEIRA REIS Técnico Integrado em Informática
VITÓRIA MARIA DO NASCIMENTO Técnico Integrado em Informática
registrado em: