Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ponte Nova implanta usina fotovoltaica
conteúdo

Notícias

Campus Ponte Nova implanta usina fotovoltaica

publicado: 13/08/2019 11h02, última modificação: 13/08/2019 14h42

O IFMG Campus Avançado Ponte Nova finalizou, neste mês de agosto/2019, a implantação de sua usina fotovoltaica.

A aquisição foi possível graças ao plano institucional de energia renovável do Instituto que tem como meta a instalação de 08 usinas com capacidade de 21,5 kW cada e uma média de produção de aproximadamente 80 kW por dia.

Espera-se que sejam produzidos aproximadamente 230 MW em um período de um ano. No IFMG Ponte Nova a média de geração será suficiente para suprir toda a demanda do campus assim que forem finalizados os trâmites junto à Cemig.

O que é uma usina fotovoltaica?

A usina fotovoltaica é um sistema capaz de gerar energia elétrica por meio da radiação do sol. Em termos gerais, funciona da seguinte forma: a energia solar incide sobre os painéis fotovoltaicos que, instalados estrategicamente (em sua maioria, em telhados), são responsáveis por captar e transformar essa energia em energia elétrica.

As placas solares estão ligadas umas às outras e têm como função converter a energia solar em energia elétrica contínua. Para que esta possa ser utilizada, as placas são conectadas a um inversor, que converte a energia elétrica contínua em alternada, podendo, assim, ser utilizada no próprio local de geração. O excedente é distribuído pela concessionária (já que todo o sistema está conectado à rede). Nos locais onde há usinas instaladas, há um medidor de grandezas elétricas, popularmente conhecido como “relógio”, encarregado de medir tanto a energia advinda da distribuidora quanto aquela que é gerada localmente (medidor bidirecional). A grande vantagem do sistema é a redução da quantidade de energia que é comprada.

registrado em: