Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos podem realizar solicitação de isenção de taxa para o Enem 2020
conteúdo

Notícias

Candidatos podem realizar solicitação de isenção de taxa para o Enem 2020

Além da isenção de taxa, candidatos que solicitaram isenção em 2019 e não compareceram às provas daquele ano podem justificar ausência. O IFMG utiliza o Enem como forma de ingresso em cursos de graduação.
publicado: 07/04/2020 08h00, última modificação: 07/04/2020 10h47


Para realizar os procedimentos, os participantes devem se cadastrar no portal gov.br

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já começou. O período para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição foi iniciado nesta segunda-feira, 6 de abril, e vai até o dia 17. Além disso, no mesmo prazo, poderão ser realizadas as justificativas de ausência dos participantes inscritos que faltaram ao exame em 2019 e desejam uma nova isenção neste ano.

Esses procedimentos não garantem a inscrição no Enem 2020. Todos os interessados em realizar esta edição do exame, inclusive os que tiverem as solicitações aprovadas, deverão fazer a inscrição para o Enem 2020 de 11 a 22 de maio, na Página do Participante.

Justificativa de ausência – Os candidatos que tiveram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019, e não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência para pedir uma nova isenção em 2020. 

O processo deve ser feito pela internet, exclusivamente, na Página do Participante. 

Cadastro – Para justificar a ausência em 2019 e/ou solicitar a isenção em 2020, os participantes deverão ter o login único do governo federal, pelo portal gov.br. O acesso poderá ser realizado pela Página do Participante do Enem. 

A senha deverá ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021.

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 24 de abril.

Enem Digital – O exame digital será oferecido a partir deste ano, com implantação gradual e aplicação-piloto para 100 mil pessoas de todo o país. A estrutura das provas é a mesma do modelo impresso. 

A modalidade tem edital próprio, mas as regras para pedidos de isenção e justificativas de ausência são as mesmas. As provas da versão digital estão previstas para 11 e 18 de outubro e as do Enem impresso, para 1º e 8 de novembro.

 

Fonte: Reitoria - matéria publicada no site do Ministério da Educação

registrado em: