Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça os serviços virtuais oferecidos pelas bibliotecas do IFMG durante o ensino remoto

Servidores e alunos podem consultar o acervo virtual por meio de duas plataformas: Biblioteca Virtual e Target Web. Além disso, a comunidade acadêmica tem acesso irrestrito ao Portal de Periódicos da Capes
publicado: 05/07/2021 11h41, última modificação: 05/07/2021 11h41

Em tempos de pandemia e com o Ensino Remoto Emergencial, a Rede de Bibliotecas do IFMG intensificou suas atividades em meio digital. Uma série de serviços está disponível para toda a comunidade acadêmica.

Servidores e alunos têm a oportunidade de consultar um acervo virtual qualificado e diversificado, por meio de duas importantes plataformas: Biblioteca Virtual e Target Web. O acervo é constituído por mais de 11 mil títulos de e-books e mais 15 mil normas. Ressalta-se que, com a diversidade de recursos informacionais disponíveis, o formato e-book constitui uma significativa mudança nas formas de aprendizado.

Somente em 2020, a Rede de Bibliotecas registrou mais de 8,5 mil acessos e mais de 300 mil páginas visualizadas.

“Ressaltamos a facilidade de acesso a esses materiais: computadores, smartphones, tablets etc. Como é ilimitado, o aluno pode visualizar as plataformas 24 horas por dia, sete dias por semana, para ler quando e onde precisar”, explica Rejane Valéria Santos, coordenadora da Rede de Bibliotecas do IFMG.

Ela reforça, ainda, a interatividade e os recursos disponíveis: “nesses ambientes é possível criar listas de estudo por área de interesse ou conhecimento, interagir com outros usuários, acessar dicas de leitura, criar cartões de estudo e metas de leitura, fazer anotações e destaques no próprio texto, criar marcações, entre outros”, completa Rejane.

Portal Capes

Além do acervo virtual citado, a comunidade acadêmica tem acesso irrestrito ao Portal de Periódicos da Capes, que viabiliza conteúdos nacionais e internacionais, contando com aproximadamente 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Como ter acesso?

Para saber mais sobre como ter acesso a todo o acervo, entre no site da Rede de Bibliotecas. O espaço disponibiliza tutoriais com passo a passo de como usar cada uma das plataformas, além dos contatos de todas as unidades de bibliotecas do IFMG, que estão à disposição da comunidade acadêmica.

REDE DE BIBLIOTECAS DO IFMG

Sobre a Rede de Bibiotecas

Criada em 2012, a Rede de Bibliotecas do IFMG é o órgão encarregado de gerenciar o funcionamento sistêmico e promover a qualidade dos serviços e produtos das 17 bibliotecas da Instituição, sendo também responsável tecnicamente pelo provimento de informações necessárias às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

As bibliotecas são encarregadas de apoiar as atividades por meio da aquisição, tratamento técnico, armazenamento, preservação, disseminação e disponibilização de produtos e serviços de informação, propiciando o crescimento profissional, educacional e cultural de seus usuários para a comunidade.

A Coordenação da Rede de Bibliotecas (CRB) está vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), possuindo natureza consultiva, normativa e executiva, sendo responsável pela coordenação das atividades e ações sistêmicas das Bibliotecas.

registrado em: