Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta pública do PDI recebeu mais de 12 mil contribuições. Veja quais foram os campi mais participativos e a ideia mais curtida

publicado: 27/11/2018 15h27, última modificação: 27/11/2018 15h27

Avaliando como ponto forte do IFMG os projetos de pesquisa que abordam a importância do descarte adequado de resíduos de medicamentos, pilhas e baterias, o professor Haroldo Lacerda de Brito deu sua contribuição para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e acabou levando para o Campus Ouro Branco, onde atua, o prêmio de R$ 17 mil da dinâmica “Game of Campi”. Na apuração dos resultados, a ideia do docente alcançou 148 curtidas e 118 comentários válidos, de um total de 12.050 interações registradas na plataforma virtual.

A disputa, idealizada para oportunizar à comunidade acadêmica a possibilidade de participar da construção do novo PDI, também rendeu prêmios para os campi mais participativos. Ribeirão das Neves foi o campeão, com 4.945 participações, e leva o prêmio de R$ 15 mil. O segundo lugar ficou com o Campus Ipatinga, que vai receber o valor de R$ 10 mil, seguido por Ouro Branco (R$ 8 mil), Ponte Nova (R$ 6 mil) e Conselheiro Lafaiete (R$ 4 mil). A apuração final dos resultados, com o índice de participação de cada unidade do IFMG, variável que determinou o cálculo para definir os vencedores, considerando o número de servidores e alunos, foi divulgada nesta semana pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI).

“Com a adoção dessa plataforma interativa, a comunidade pôde participar de forma mais efetiva do PDI e tivemos um número muito expressivo de contribuições. Houve uma disputa intensa, mas saudável, entre os campi, o que contribuiu para legitimar o planejamento estratégico que o IFMG vai adotar nos próximos cinco anos”, avaliou o reitor Kléber Gonçalves Glória.

De acordo com com as servidoras da DDI, Camila Barbosa  e Dayana Dutra, responsáveis pela apuração dos resultados, para chegar ao índice de participação foram levados em conta os critérios estabelecidos no Item 6 do regulamento. Também foi feita a separação de comentários válidos/inválidos e a exclusão de comentários repetidos. As interações foram divididas entre aquelas que enumeraram os “pontos fortes” e “pontos fracos” do IFMG, e as ideias e avaliações para a definição da “missão, visão e valores” a serem inseridas no novo PDI.

O “Game of Campi” foi desenvolvido pela DDI para possibilitar a participação da comunidade acadêmica, de forma inovadora, na construção do PDI. Durante pouco mais de um mês, entre 1º de outubro e 4 de novembro, a plataforma ficou aberta para receber contribuições e funcionou de modo semelhante a mídias sociais como o Facebook, onde se pode fazer postagens, curtir e comentar.

Segundo Adriano Tonelli, diretor de Desenvolvimento Institucional, ouvir a comunidade acadêmica é essencial, mas também um grande desafio. “Com a plataforma de participação, fornecemos recursos capazes de dar voz a cada servidor e a cada aluno da instituição. As contribuições que recebemos serão de grande valor para podermos definir os rumos do IFMG de modo alinhado aos anseios da comunidade”, declarou.

As participações serão agora consideradas na fase de elaboração do planejamento estratégico do IFMG, componente do PDI que irá definir as políticas, objetivos, ações e metas para o desenvolvimento da instituição nos próximos cinco anos.

(Fonte: Reitoria)

registrado em: