Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia oito de março: dia marcado pela luta e expressão femininas

Dia oito de março: dia marcado pela luta e expressão femininas

publicado: 09/03/2018 21h36, última modificação: 20/03/2018 16h09

Dia oito de março: dia marcado pela luta e expressão femininas

IFMG Campus Avançado Ponte Nova

O Dia Internacional da Mulher, no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Avançado Ponte Nova, não foi um dia de mensagens irrefletidas ou parabéns sem propósitos. Os estudantes do ensino médio, orientados pelas professoras Cássia Fernandes e Lucimara de Andrade, fizeram do dia 08 de março um dia de reflexão e luta. Foram confeccionados cartazes que exibem desabafos e inquietudes das mulheres na contemporaneidade. Em um dos trabalhos, as estudantes colocaram uma frase, em letras grandes, com os dizeres: “EU PRECISO DO FEMINISMO PORQUE” e deixaram post-its para que as mulheres da instituição escrevessem o que as incomodam. Outros cartazes apresentaram nomes e breves histórias de mulheres bem sucedidas ao longo da história; a queixa por não poder usar a roupa que se deseja sem retaliações; a importância e o direito da denúncia de toda e qualquer violência contra a mulher, por meio do número 180; o direito à expressão; o medo de andar sozinha; o incômodo causado por alguns olhares masculinos.

Na disciplina de Marketing Social, a professora Cássia também realizou um trabalho de reflexão sobre o dia da mulher. As estudantes do curso subsequente em Administração escreveram em cartazes frases que lhes causavam incômodos. Eis algumas: “Já deixei de entrar em bares, por parecer um pedaço de carne no canil”; “Lugar de mulher é na cozinha”; “Mulher e carro: quanto menos rodado é melhor”. Houve também um desabafo: [espero] “acreditar que poderei andar sem medo, mesmo sozinha”. Para quem desejar saber um pouco mais sobre o feminismo, dois livros interessantes são “Para educar crianças feministas – Um manifesto” e “Sejamos todos feministas”, ambos de autoria de Chimamanda Ngozi Adichie.

Mariana Santos

Técnica em Assuntos Educacionais