Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do IFMG PN participa do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

publicado: 04/11/2019 15h09, última modificação: 04/11/2019 15h10

O professor Marcos Vinícius de Souza Toledo, docente do IFMG Ponte Nova participou do XX ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, na Universidade Federal de Santa Catarina, entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019.

Ele apresentou, em parceria com os professores do IFMG – São João Evangelista, Bruno de Souza Toledo e Karina Dutra de Carvalho Lemos, e com o professor da Universidade FUMEC, Drº. Fabrício Ziviani, o artigo científico intitulado “Gestão da Informação e do Conhecimento: uma análise a partir das cinco leis bibliométricas”.

Entenda o artigo

O objetivo da pesquisa foi realizar uma análise bibliométrica das publicações em revistas brasileiras com os temas gestão do conhecimento e da informação identificando a aplicação das cinco leis da bibliometria. De natureza básica, com tipologia exploratória e descritiva, a pesquisa adotou como método a pesquisa bibliográfica e os estudos bibliométricos. A partir da abordagem quantitativa, foram selecionadas e analisadas as produções científicas na área da Ciência da Informação, que apresentam em seu título e termos indexados, os termos tais como: gestão do conhecimento, gestão da informação e gestão da informação e do conhecimento.

O corpus da pesquisa foi constituído pelos artigos publicados até junho de 2019 em periódicos nacionais com Estrato Qualis-Periódicos A1, A2 e B1 na área da Ciência da Informação. Como resultados, apresentou-se uma análise estatística descritiva dos 565 artigos pesquisados. Além disso, por meio das cinco análises bibliométricas mediu-se a produtividade dos autores para delimitar os conteúdos da área, frequências de palavras-chave, recuperação de artigos em periódicos científicos eletrônicos e a elite de autores produtores de artigos. Concluiu-se que com as análises bibliométricas, foram construídos indicadores sobre a dinâmica e a evolução da gestão da informação e do conhecimento em 10 revistas nacionais da área analisada.

registrado em: