Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança manual para orientar unidades na implantação da gestão de riscos

IFMG lança manual para orientar unidades na implantação da gestão de riscos

publicado: 11/05/2021 10h19, última modificação: 11/05/2021 10h25

O Instituto Federal de Minas Gerais acaba de lançar o Manual de Gestão de Riscos, documento que tem como princípio orientar todas as unidades na adoção gradual da gestão de riscos, priorizando as áreas que administram estratégias, sistemas e processos prioritários para o cumprimento da missão do IFMG.

Nele estão descritos referenciais normativos e teóricos que embasaram a sua elaboração, procedimentos a serem utilizados na aplicação da metodologia, conceitos, papéis e responsabilidades, taxonomia de eventos de riscos, além de ferramentas básicas para nortear gestores e servidores quanto aos objetivos estratégicos e processos de cada área da Instituição.

O manual é resultado dos trabalhos da Comissão Permanente de Gestão de Riscos (CPGR), instituída pela Portaria nº 295, de 10 de março de 2020, e que tem representação de todas as áreas. Todo o ordenamento do material, assim como as ações dele decorrentes foram aprovadas pelo Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno (CGRCI).

As etapas de produção do documento incluíram reuniões da Comissão, pesquisa das metodologias e melhores práticas na Administração Pública, consolidação das contribuições dos participantes, definição da solução tecnológica, redação final, revisão e diagramação. Quanto à metodologia, está fundamentado em normas técnicas como ABNT NBR 31000 e Coso, além de regulamentações e boas práticas na Administração Pública.

De acordo com o presidente da CPGR e diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Costa, “o manual é um ponto de partida que não esgota o tema, cujo aprofundamento deverá ser, permanentemente, um processo de contínuo aprendizado para o qual toda a comunidade IFMG está convidada a participar”, explica.

Público-alvo

O manual é direcionado a todos os servidores do Instituto, aos responsáveis pelo gerenciamento de riscos em cada unidade organizacional prevista no Siorg, sob a liderança das chefias imediatas detentoras de cargos de direção (CD) e funções gratificadas (FG).

Participação dos campi

Tanto diretores-gerais quanto diretores dos campi avançados integram o Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno (CGRCI), os quais atuaram na análise e na aprovação do manual, e nas diretrizes para a gestão de riscos no IFMG. O CGRCI foi instituído por meio da portaria nº 278, de 4 de março de 2020.

Ainda de acordo com Wilson, espera-se o desdobramento dos trabalhos para todas as unidades descentralizadas. “Após um nível de maturidade da gestão de riscos nas unidades da Reitoria, os campi também participarão do processo de identificação e gestão (de riscos)”, completa.

Próximos passos

A partir da divulgação, estão previstas para o segundo semestre de 2021 as seguintes ações: trilha de capacitação em formato de oficina, anterior a cada etapa presente no manual; preenchimento da planilha de gestão de riscos pelas unidades; formalização do processo no Sei!; além do processo de comunicação constante dos trabalhos a todas as unidades organizacionais do IFMG.

Conheça o Manual de Gestão de Riscos

registrado em: