Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica manual de boas práticas para uso de animais em pesquisa, ensino e extensão
conteúdo

Notícias

IFMG publica manual de boas práticas para uso de animais em pesquisa, ensino e extensão

Cartilha vai orientar a comunidade acadêmica quanto aos deveres, legislação e uso de animais em experimentos e aulas práticas
publicado: 22/08/2022 11h25, última modificação: 22/08/2022 11h29

Com o objetivo de orientar a comunidade acadêmica sobre a legislação vigente, sobre os aspectos éticos do uso de animais em pesquisa, ensino e extensão, e racionalizar o uso de animais em experimentos e aulas práticas, o IFMG publica o “Manual de boas práticas: uso de animais em pesquisa, ensino e extensão”. A cartilha busca uma sensibilização coletiva quanto aos deveres com os animais, destacando que esses vão além da solidariedade.

 “A ideia da cartilha surgiu a partir do diálogo com professores e outros servidores do Instituto que utilizam animais em suas práticas, da necessidade de apresentar informações sobre condutas éticas nessas atividades, e da regularização da Comissão de Ética no Uso de Animais do IFMG”, explica Fernanda Silva Torres, professora visitante em Ética em pesquisa e bioética: política institucional e boas práticas. O Manual traz, dentre outros temas, os principais documentos nacionais e internacionais relacionados ao assunto, as instituições responsáveis por controlar esse uso e as punições em casos de transgressão.

O documento também aborda o conceito de bem-estar animal (com as cinco liberdades), além da importância da reflexão sobre o Princípio dos 3Rs, da sigla em inglês, Reduction (Redução) Refinement (Refinamento), Replacement (Substituição). “Esse princípio sugere estratégias para substituir protocolos que utilizem animais, por outros, que mantenham resultados semelhantes, mas não os utilize.  Propõe, ainda, a redução do número dos animais utilizados, e o refinamento das técnicas para otimizar os experimentos com animais, evitando o uso irracional. ”, esclarece Fernanda

  Acesse o “Manual de boas práticas: uso de animais em pesquisa, ensino e extensão”

 

Comissão de ética no uso de animais
Segundo Fernanda, o IFMG está em momento de institucionalização da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), que será formada por duas filiais, nos campi, Bambuí e São João Evangelista. Para tanto, é necessária a sua inclusão no Cadastro das Instituições e Comissões de Ética no Uso de Animais, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “O cadastro é criterioso e exige o detalhamento de todas as instalações animais em cada campus, dos responsáveis por essas instalações, dos membros de cada CEUA, e apresentação de declarações de órgãos que se fizerem necessárias, a depender das espécies animais mantidas e do tipo de atividade realizada. ”, explica. 

O início dessas ações ocorreu nos dias 10 e 11 de agosto, quando a docente e a coordenação de Pesquisa da Reitoria visitaram o Campus Bambuí para conversar com o diretor da unidade, o diretor de Pesquisa, professores e responsáveis pelas instalações animais. A equipe também visitou todas as instalações animais e o futuro hospital veterinário.

 

Curso
Para complementar as os trabalhos, capacitações sobre Ética em Pesquisa com Animais estão sendo gravadas para um curso na Plataforma +IFMG, que será ofertado em breve. 

 

Fonte: Reitoria
registrado em: