Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG realiza I Semana do Meio Ambiente em Ponte Nova

IFMG realiza I Semana do Meio Ambiente em Ponte Nova

publicado: 13/06/2017 09h26, última modificação: 13/06/2017 10h28

O IFMG Campus Avançado Ponte Nova realizou entre os dias 5 e 9 de junho a I Semana do Meio Ambiente.

Com atividades e palestras, o evento contou com a participação de docentes do IFMG e convidados de diversas instituições, além dos estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes, que participaram de todas as atividades.

A I Semana do Meio Ambiente, realizada no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova, contou com palestras acerca do tema “Meio ambiente”, que foram responsáveis por conscientizar o aluno quanto ao seu compromisso com o local que esse vive. Ao longo da semana, foi possível construir uma visão crítica das nossas ações que contribuem para a deterioração do ambiente e também compreender que, na maioria das vezes, os interesses econômicos se sobrepõem aos limites da exploração ambiental e que tal sobreposição pode causar os mais diversos impactos à natureza, como a perda de cobertura vegetal e a poluição. Por fim, a semana, mesmo que breve, abriu a discussão para o tema, que contou ainda com inúmeras abordagens diferentes. Maíra Cristine Maia Pio, 3° Informática.

As atividades envolveram várias áreas e temáticas. Representantes da OAB de Ponte Nova abordaram os pontos jurídicos envolvidos nas questões ambientais. Já o Coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ponte Nova, Prof. Jaime Santos, abordou o impacto ambiental das atividades de mineração no município, juntamente com o docente de Geografia do IFMG, prof. Bruno Resck.

Também foram discutidas questões sobre as consequências do modo de vida contemporâneo, baseado na produção e consumo, em debate proposto pelos docentes Aurélio Ferreira (IFMG Campus Ouro Branco) e José Costa (IFMG Campus Avançado Ponte Nova). No último dia do evento, a docente Juliana Paiva tratou dos limites e possibilidades das iniciativas ligadas ao lixo.

O evento foi organizado pela Coordenação do Curso Técnico em Informática e marcou as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no dia 5 de junho.

"A iniciativa de realizar palestras sobre a semana do meio ambiente foi de extrema importância, pois mostra como a escola pode ajudar não só no nosso crescimento acadêmico como também no processo de amadurecimento como pessoa e cidadão. Quando se tem alunos bem informados e preocupados com o meio ambiente, tem-se uma esperança de que ainda é possível conviver em harmonia com o Mundo, ao invés de uma relação de parasitismo."  Iuri Praça Verginio, 2° Informática.

"Seres humanos vivem. Essa afirmação nunca pode ser negada, pelo menos não até hoje. Mas, do jeito em que estamos vivendo, deixaremos de viver. Nós vivemos morrendo e matando, criamos destruindo e nascemos já fadados à morte. O meio ambiente não suporta mais tais seres contraditórios e sofre pelas nossas mãos. A I Semana do Meio Ambiente foi, para mim, um pedido de socorro. Ela retirou a mordaça urbana que a natureza tinha em minha mente e fez com que a voz ambiental, já rouca pelos inúmeros gritos ao vento, chegasse aos meus ouvidos. Ouvindo seu clamor, acredito que agora eu possa dar pequenos passos rumo à sustentabilidade, me tornando mais humano, mais eu."  Iago Izidório Lacerda, 2° Informática.

• Confira mais fotos no Facebook!

Fonte: Prof. José Costa