Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Maratona de Programação Intercampi do IFMG

II Maratona de Programação Intercampi do IFMG

publicado: 29/10/2020 18h30, última modificação: 29/10/2020 18h30

A II Maratona de Programação Intercampi do IFMG foi realizada no último dia 22 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Contou com participação de vários campi do IFMG.

A I Maratona de Programação Intercampi do IFMG ocorreu em Ouro Preto em maio de 2018 e naquela competição nosso campus fez uma excelente participação obtendo uma primeira colocação no Nível Iniciante e outras ótimas colocações nos outros Níveis.

Devido à Pandemia da Covid-19 e o isolamento social a edição atual da competição ocorreu de forma remota e os participantes puderam competir utilizando uma plataforma chamada Robotest desenvolvida pelo professor Maurício do IFMG Campus Betim e Coordenada pelo professor Osvaldo do campus Ouro Preto.

Um de seus objetivos foi divulgar a área de Computação para a comunidade externa e interna, assim como apresenta-la como uma possível área para iniciar uma carreira profissional. Este tipo de evento é muito interessante para motivar os nossos alunos da área de Computação e áreas afins a continuarem seus estudos nestas áreas.

A participação de estudantes em olimpíadas do conhecimento nacionais e internacionais dentro da área de ciência da computação em geral é importante, pois aumenta o interesse pelos conteúdos e disciplinas relacionados aos temas das provas, melhorando assim o rendimento dos alunos e a qualidade dos cursos.

Os jovens atualmente possuem um grande contato e facilidade de utilização de máquinas computacionais e seus recursos. Entretanto, desconhecem a Computação enquanto ciência. Assim, proporcionar conhecimento de conceitos e habilidades da área de forma acessível para os estudantes é uma necessidade nos programas educacionais.

A competição foi organizada em quatro níveis: Técnico Nível 1 (para alunos de 1° ano do ensino médio), Técnico Nível 2 (para alunos de 2° e 3° anos do ensino médio), Superior Nível 1 (para alunos de 1° período do ensino superior) e Superior Nível 2 (para alunos a partir do 2° período do ensino superior).

Em nosso campus a participação dos estudantes foi organizada e motivada pelos professores da área técnica de Informática. E com muito orgulho informamos que o campus Avançado Ponte Nova repetiu uma excelente participação obtendo o 5° e 7° lugares na classificação da Modalidade Técnico Nível 1 e 1° e 4° lugares entre os competidores da Modalidade Técnico Nível 2.

Classificação final dos competidores do Campus Avançado Ponte Nova

Modalidade Técnico Nível 1