Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "O Mural": blog para livre expressão do pensamento é criado pelos estudantes do IFMG - Ponte Nova

publicado: 12/06/2017 09h49, última modificação: 12/06/2017 09h49

Estudantes dos cursos técnicos integrados em Administração e Informática do IFMG Campus Avançado Ponte Nova administram o site chamado "O Mural".

Meu nome é Fabiana Martins Costa Fontes, tenho 16 anos, estou no 2° ano integrado e curso administração. Sou uma das criadoras do projeto "O Mural".  O projeto surgiu por meio de uma ideia minha e do Matheus Pataro após uma palestra de um amigo do Cássio, sobre jovens em movimentos políticos. No inicio tínhamos a ideia de criar uma plataforma para divulgar textos e ilustrações que fizessem críticas sobre os assuntos atuais. Mas fomos aperfeiçoando as ideias e criamos o blog que aborda expressões políticas, intervenções artísticas e jornalismo. Além de nós dois, contamos com a presença dos voluntários Cynthia Borges (Produtora) e o Gabriel Bering (Cronista) para nos auxiliar. Atualmente contamos com a colaboração de diversas pessoas, principalmente dos alunos do IFMG Ponte Nova, que nos enviam textos, participam de ensaios fotográficos entre outras coisas. No blog é possível encontrar fotos, ilustrações, crônicas, mini-documentários e textos abordando temas da sociedade.  É um projeto muito bacana, que busca dar voz aos adolescentes e estimular neles o senso crítico e artístico. Algo que deve ser feito e tem grande relevância, pelo fato de tirar o jovem da sua zona de conforto e dar-lhe a chance de dizer as suas concepções sobre o mundo de um modo inovador.

Confira abaixo a entrevista com o Sr. Cássio Oliveira Lignani, Professor de Língua Portuguesa e Literatura, sobre o projeto:

Como surgiu esta ideia?

A ideia surgiu no ano passado, quando convidei o historiador e pesquisador da UFMG, Wilkie Buzatti, para conversar com os alunos acerca dos movimentos estudantis no Brasil. À época, havia um grande movimento de ocupação de escolas devido às medidas do governo Temer, como a reforma do ensino médio e a PEC 55. Dessa discussão, surgiram dois projetos: o Novas Pontes, um movimento dos próprios alunos, que, me parece, já acabou; e O Mural, que começou a ser discutido logo após a palestra do professor Wilkie pelos jovens Matheus Pataro e Fabiana Fontes, aqui do IFMG.

Como o projeto foi institucionalizado e do que se trata, na prática, "O Mural"?

Com a abertura do edital de bolsas de extensão, Matheus e Fabiana me procuraram para submetê-lo como professor orientador. Hoje contamos com um conselho que é formado por quatro alunos, Matheus Pataro (2º ano Integrado Informática), Fabiana Fontes (2º ano Integrado Administração), Gabriel Bhering (2º ano Integrado Administração) e Cynthia Borges (3º ano Integrado Informática).
O Mural é um projeto colaborativo, de construção coletiva, que privilegia a livre expressão do pensamento, pautado pelos princípios da ética, de respeito aos direitos humanos, da diversidade cultural, da independência e da autonomia dos jovens.

Qual sua visão sobre o projeto e como o site é administrado?

O trabalho dessa moçada é fantástico. E, claro, pode melhorar cada vez mais, com mais conteúdo e mais colaboradores. Os próprios jovens já administram e conduzem muito bem o site, que alimenta nosso aplicativo e nossas redes sociais. Posso dizer que, hoje, felizmente, muito antes de ser orientador, sou um grande admirador do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Confira as publicações d'O Mural' acessando:

- o endereço eletrônico do blog

- a página no Facebook.