Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "O Renascer do Rio Doce": ações para o reflorestamento do campus são iniciadas

"O Renascer do Rio Doce": ações para o reflorestamento do campus são iniciadas

publicado: 25/09/2017 11h29, última modificação: 25/09/2017 15h43

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização da população a respeito desse importante recurso natural.

Para celebrar este dia, o IFMG Campus Avançado Ponte Nova realizou a primeira ação do Projeto "O Renascer do Rio Doce".

"O Renascer do Rio Doce objetiva recuperar as nascentes localizadas no IFMG - Ponte Nova. Assim, o plantio de árvores com recuperação das encostas visa manter um maior volume de água no solo, abrigar a fauna nativa que migra ao longo do Rio Piranga  e estimular ações de educação ambiental, respeitando e protegendo os recursos naturais." Depoimento do coordenador do projeto, Prof. Leonardo P. Barbosa.

O projeto é de autoria do professor de Biologia do instituto, Leonardo de Paiva Barbosa, e conta com a parceria da APA Vale do Piranga (Associação de Proteção Ambiental de Ponte Nova e Região). O objetivo do projeto é promover o reflorestamento de áreas impactadas e a recuperação das nascentes localizadas no campus em Ponte Nova.

Na quinta-feira (21), os estudantes, servidores e funcionários do Instituto fizeram o plantio de diversas mudas de árvores para iniciar as atividades do projeto. As mudas foram doadas pelo município de Ponte Nova, através do viveiro do Parque Municipal Tancredo Neves, o Passa Cinco. Também ajudaram a construir o evento a Polícia Militar, os Bombeiros Civis e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) de Ponte Nova.

Para o professor de Geografia, Bruno de Carvalho Resck: “É preciso criar a consciência ecológica, principalmente nesta nova geração, para que possamos colher num futuro próximo, os resultados das ações feitas em prol do meio ambiente, que já vem sentido há alguns anos, as ações danosas do homem sobre o meio”.