Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pedagoga do campus Ponte Nova publica capítulo de livro sobre o Ensino Médio Integrado

publicado: 03/10/2017 15h27, última modificação: 03/10/2017 15h27

A Pedagoga e atual Diretora de Ensino do IFMG Campus Avançado Ponte Nova, Débora Martins Artiaga, participou neste último mês do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, realizado no Instituto Federal de Brasília (IFB).

"É uma alegria imensa ver minha dissertação de mestrado rendendo frutos, ainda mais neste caso, como um capítulo de livros. O Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado foi um momento ímpar de socialização sobre teorias, fundamentos, experiências e propostas relativos a esta modalidade de ensino. O livro publicado é fruto das pesquisas realizadas por profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica." Depoimento da Pedagoga Débora sobre a importância desta publicação na sua carreira.

Durante o congresso houve o lançamento do livro intitulado "ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO BRASIL: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E DESAFIOS", que conta com um capítulo de autoria da Débora Artiaga.

O capítulo trata de uma pesquisa feita com uma turma egressa do ensino médio integrado (EMI), onde objetivou-se apurar quais os objetivos dos estudantes quando ingressam no EMI e quais os resultados alcançados após sua conclusão. Tal pesquisa fez parte da dissertação do Mestrado em Educação da pedagoga, feito na UFV, concluído em 2015. O capítulo tem como co-autora a Professora Daniela Alves de Alves (Associada do Departamento de Ciências Sociais na UFV).

Durante o evento foi feita ainda uma tarde de autógrafos para o lançamento do livro.