Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Rede de Bibliotecas > Apresentação
conteúdo

Apresentação

publicado 21/06/2016 15h21, última modificação 24/08/2022 09h20

As bibliotecas são encarregadas de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão através da aquisição, tratamento técnico, armazenamento, preservação, disseminação e disponibilização de produtos e serviços de informação, propiciando o crescimento profissional, educacional e cultural de seus usuários para a comunidade.

A Coordenação da Rede de Bibliotecas (CRB) está vinculada à Pró-reitoria de Ensino  (PROEN), possuindo natureza consultiva, normativa e executiva, sendo responsável pela coordenação das atividades e ações sistêmicas das Bibliotecas.

À Coordenadoria da Rede de Bibliotecas compete: 

I - coordenar a definição de políticas, a elaboração e execução de projetos para a integração das bibliotecas do IFMG; 

II - planejar e coordenar ações anuais entre as as bibliotecas IFMG;

III - propor, assessorar e avaliar ações sobre o funcionamento integrado das bibliotecas do IFMG; 

IV - propor ações de promoção e marketing das bibliotecas do IFMG; 

V -  assessorar as pró reitorias de ensino, pesquisa e extensão;

VI - emitir ISBN;

VII - coordenar as bibliotecas digitais;

VIII - executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam correlatas ou lhe tenham sido atribuídas.

  

MISSÃO

A missão da Rede de Bibliotecas do IFMG é “promover o acesso e a disseminação da informação, propiciando a difusão de conhecimentos por meio do incentivo e da valorização das práticas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo assim para a formação profissional e humanística da comunidade”.

 

HISTÓRICO

A Rede de Bibliotecas do IFMG foi criada no ano de 2012, através da apresentação de uma proposta de criação de um Sistema de Bibliotecas, sugestão esta incorporada ao Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMG, 2009-2013. 

Vários fatores colaboraram com criação da Rede de Bibliotecas, como podemos apresentar:

Em 2010 foi iniciado o processo de aquisição de um Enterprise Resource Planning (ERP) para uniformizar os sistemas informatizados pelos diversos campi do IFMG. Neste processo, os bibliotecários foram convidados pela Pró-reitoria de Ensino para elaborar os requisitos básicos para o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas. Este foi primeiro trabalho que demandou das bibliotecas um posicionamento de Rede.

No ano de 2011, na fase de implantação do ERP adquirido, houve um segundo momento em que foi necessário que as bibliotecas se posicionassem como Rede. Foi quando ocorreu no campus Bambuí um encontro entre os bibliotecários e onde foram discutidas e definidas as regras padronizadas para o funcionamento do sistema de gerenciamento de bibliotecas do IFMG. Neste mesmo ano foi criada a lista de discussão por e-mail com os bibliotecários do IFMG.

Em abril 2012, os bibliotecários foram convidados a participar na Reitoria de um treinamento de uma biblioteca digital assinada pelo IFMG. Neste treinamento, com a presença do Pró-reitor de Ensino Washington Santos Silva, a bibliotecária Aline Sima, do campus Ribeirão das Neves, entregou-o uma proposta de criação de uma Rede de Bibliotecas. A proposta foi bem vista pela Pró-reitoria de Ensino e em maio de 2012 foi estabelecido na estrutura da PROEN o Setor de Bibliotecas, coordenado pela bibliotecária Aline Sima. 

Em setembro de 2013, com a Resolução 032/2013 que aprovou o Regimento Interno da Pró-reitoria de Ensino, foi criada a Coordenadoria de Rede de Bibliotecas.

Coordenadores da Rede de Bibliotecas:

2012-2015 - Aline Sima

2015 - César dos Santos Moreira

2015-2017 - Samuel Gonçalves Proença

2017-2018 - Aline Sima (coordenadora) / Sândalo Salgado Ribeiro (substituto)

2018-2020 - Rejane Valéria Santos (coordenadora) / Andreia Cristina Damasceno (vice coordenadora)

2020 - atual - Rejane Valéria Santos (coordenadora) / César dos Santos Moreira (vice coordenador)